O SETOR DE EQUIPAMENTOS DE IMAGEM-DIAGNÓSTICO: ANÁLISE DAS SITUAÇÕES GEOGRÁFICAS PARA A COMPREENSÃO DOS EVENTOS MODERNOS DA SAÚDE NO TERRITÓRIO BRASILEIRO

Autores

  • Oseias da Silva Martinuci Universidade Estadual de Maringa

Palavras-chave:

Saúde, Situação Geográfica, Tecnologia Médica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar os modernos eventos da saúde a partir da situação geográfica, tomada aqui como uma estratégia metodológica para compreender os limites e as possibilidades que os lugares colocam para a instalação de serviços especializados nos territórios. Nesse texto, será analisado o caso do setor de equipamentos de imagem-diagnóstico, seus agentes, suas variáveis explicativas e suas mais recentes dinâmicas no território brasileiro. Para tanto, discute-se o conceito de situação geográfica, sem a pretensão de esgotá-la, como caminho para compreender como se produz a saúde no território, em tempos de globalização. Como exemplos, são destacadas estudos de caso das cidades de Marabá, no Estado do Pará, e Vilhena, no Estado de Rondônia. Essas duas cidades foram intencionalmente selecionadas fora da chamada "região concentrada" para verificar como se realizam os modernos eventos em saúde nas regiões mais interiores do país. Ao final, pretendemos ter demonstrado a pertinência da análise dos eventos em saúde a partir de uma leitura geográfica que considere as diferentes situações territoriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Como Citar

MARTINUCI, O. da S. O SETOR DE EQUIPAMENTOS DE IMAGEM-DIAGNÓSTICO: ANÁLISE DAS SITUAÇÕES GEOGRÁFICAS PARA A COMPREENSÃO DOS EVENTOS MODERNOS DA SAÚDE NO TERRITÓRIO BRASILEIRO. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 153–166, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/32793. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos