ESTUDO SOBRE A POLÍTICA DE ATENÇÃO A SAÚDE MENTAL DE MINAS GERAIS NO ANO DE 2007

Autores

  • Nadja Cristiane Lappann Botti
  • Mariana Coêlho Xavier

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia516926

Palavras-chave:

Política Pública, Serviços de Saúde Mental, Sistema de Informação

Resumo

OBJETIVO: Analisar a política de Atenção a Saúde Mental em Minas Gerais a partir da avaliação da distribuição dos leitos hospitalares, serviços substitutivos e transtornos mentais nas macrorregiões do estado no ano de 2007. MÉTODOS: Realizado pesquisa quantitativa utilizando Sistema Único de Saúde, a partir de seu banco de dados (DATASUS), os dados coletados se referem aos leitos psiquiátricos; Serviços Substitutivos e internações de acordo com a Classificação Internacional de Doenças. RESULTADOS: Verifica-se diminuição dos leitos nas macrorregiões Centro-Sul, Leste e Oeste; maior número de Serviços Substitutivos nas macrorregiões Sul, Centro-Sul, Centro, Oeste, Leste, Norte, Triângulo do Sul e Triângulo do Norte; concentração dos serviços residenciais terapêuticos nas macrorregiões Centro e Centro-Sul; menor número de serviços substitutivos na macrorregião Sudeste apesar do grande número de pessoas com diagnóstico de transtorno mental e maior número destes serviços na macrorregião Leste apesar do pequeno número de pessoas com diagnóstico de transtornos mentais. CONCLUSÃO: Identifica-se uma regionalização da reorientação da política pública estadual na Atenção à Saúde Mental revelando avanços e anacronismos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadja Cristiane Lappann Botti

Possuo graduação em Psicologia - Habilitação Bacharel - Clínica (1998), graduação em Enfermagem e Obstetrícia - Habilitação Enfermagem (1992), mestrado em Ciências Biológicas - Fisiologia e Farmacologia (UFMG, 1995) e doutorado em Enfermagem Psiquiátrica (USP, 2004). Atualmente sou professora Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atuando principalmente na área da Saúde Mental (Ensino, Pesquisa e Extensão).

Mariana Coêlho Xavier

Enfermeira do Pronto Socorro de Divinópolis

Downloads

Publicado

04-10-2009

Como Citar

BOTTI, N. C. L.; XAVIER, M. C. ESTUDO SOBRE A POLÍTICA DE ATENÇÃO A SAÚDE MENTAL DE MINAS GERAIS NO ANO DE 2007. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 5, n. 8, p. 1–8, 2009. DOI: 10.14393/Hygeia516926. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16926. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos