A arte de contar histórias no espaço escolar
DOI:
https://doi.org/10.14393/DP-v5n1-2018-51234Palabras clave:
Contação de histórias, espaço escolar, ensino-aprendizagem, formação docenteResumen
As histórias são construções que a humanidade foi consolidando desde os tempos mais remotos, antes mesmo da existência da escrita, o homem sentiu necessidade de estabelecer comunicações. Esse legado cultural perpetuou por séculos, foi adquirindo formas que variaram com a época e o contexto histórico pertencente. As histórias contadas abarcam a dimensão do saber: promovem o desenvolvimento das crianças, estimulam a criatividade, propõem o senso estético e crítico, o desenvolvimento da oralidade, da escrita, e do campo visual, imprescindíveis ao processo de ensino-aprendizagem. A presença de momentos tão marcantes como estes na escola não pode ser relegada apenas às horas de entretenimento, distração ou relaxamento para os alunos, nem devem apenas cumprir com a disciplina, conteúdo ou currículo. O objetivo deste artigo por meio da pesquisa bibliográfica é o de compreender o papel da contação de história no universo escolar. Para tanto se faz o seguinte questionamento: que lugar as mesmas ocupam nas instituições de ensino? Como se dá aplicação da contação de histórias na prática educativa? Qual a contribuição da mesma no processo de ensino aprendizagem? Quais as técnicas utilizadas para se contar histórias? O que desperta o interesse nos alunos? Foi utilizado como embasamento teórico autores que se debruçam sobre o tema de maneira consubstanciada; para a metodologia da pesquisa Gil (2003), Thiollent (1996), Ludke (1986), André (1985) dentre outros, em relação ao tema busquei os apontamentos de: Abramovich (1986), Coelho Novaes (2000), Coelho Bety (1986), Bussato (2006) Fonseca (2012) além de pesquisar documentos legais como referencial, diretriz, etc. Buscou-se a partir do tema exposto reflexões teóricas que servirão de subsídios com vistas à melhoria na formação docente.
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Citas
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