A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Autores/as

  • Aline Ferreira da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Gilberto José Miranda Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v4n2-2017-49841

Palabras clave:

Gestão Democrática, Educação de Qualidade, Participação

Resumen

O artigo trata de uma pesquisa bibliográfica a respeito da importância da gestão democrática e a implementação de uma educação de qualidade, na escola. Propõe uma análise sobre diversos aspectos da gestão democrática como um ato político durante seu processo de construção e execução. Cita a relevância da participação coletiva dos atores da escola e da comunidade nas decisões, inclusive na escolha de diretores. Faz um breve relato sobre a importância e as formas, para a escolha de diretores, visando a descentralização de poder. Ressalta os mecanismos e processos de participação, como: o Grêmio Estudantil, o Conselho Escolar e o Conselho de Classe. Chama atenção para o real significado da participação, no sentido de responsabilidade com a escola e suas necessidades, por meio de competências e habilidades de cada pessoa envolvida na organização e funcionamento. Complementando os aspectos fundamentais, o artigo enfoca o Projeto Político Pedagógico como documento histórico, elaborado com objetivo de definir os caminhos da escola, por meio da convivência, dos currículos, da avaliação e da gestão democrática. Convida a uma discussão sobre o modelo autoritário, para redefinir ideias e ações que beneficiem, democraticamente, uma escola de qualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Ferreira da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Uberlândia – (UFU).

Gilberto José Miranda, Universidade de São Paulo

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - (FEA/USP).

Citas

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares: conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública / elaboração Genuíno Bordignon. Brasília: MEC, SEB, p. 23 – 24, 2004. (Reimpressão 2007).

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares: conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública / elaboração Genuíno Bordignon. Brasília: MEC, SEB, p. 36, 2004. (Reimpressão 2007).

CATANI, Afrânio M.; GUTIERREZ, Gustavo.Participação e gestão escolar: conceitos e potencialidades. In: FERREIRA, Naura c> (Org.). Gestão democrática da educação:atuais tendências, novos desafios. São Paulo, SP: Cortez, p. 59-75, 2001.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Gestão Democrática dos sistemas Públicos de Ensino. In: OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro (org.). Gestão Educacional: Novos olhares Novas abordagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

DOURADO, Luiz Fernandes. A escolha de dirigentes escolares: políticas e gestão da educação no Brasil. In FERREIRA, Naura S. Carapeto (Orgs.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo, SP: Cortez, p. 77-95, 2000.

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. Autonomia da Escola. 6. ed. São Paulo, SP: Cortez, Guia da escola cidadã; v.1, 2004.

OLIVEIRA, Emanuelle. O papel do Diretor na Gestão Democrática. Apud LÜCK (2001). Disponível em: < http://www.infoescola.com/pedagogia/o-papel-do-diretor-na-gestao-democratica/>. Acessado em: 10 jan. 2016.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/programa-nacional-de-fortalecimento-dos-conselhos-escolares> Acessado em: 20 jan. 2016.

NEVES, Carmen Moreira de Castro. Autonomia da escola pública: um enfoque operacional. In: VEIGA, Ilma Passos A. (Org.). Projeto Político-Pedagógico da Escola – Uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, p. 95-129, 2008.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática na escola pública. São Paulo: Ática, 2001.

RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de. Paradigma – relações de poder - Projeto político-pedagógico: dimensões indissociáveis do fazer educativo. In: VEIGA, Ilma Passos A. (Org.). Projeto Político-Pedagógico da Escola – Uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, p. 53-94, 2008.

VEIGA, Ilma Passos A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: _______ (Org.). Projeto Político-Pedagógico da Escola – Uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, p. 11-35, 2008.

ZABALA, Antoni. A Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS: ArtMed, 1998. Disponível em; <http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedegogiadeprojetos/index.php?pagina=2> Acessado em: 12 jan. 2016.

Publicado

2019-08-01