CRIANÇA, FAMÃLIA E A CRECHE: DEBATENDO A EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DAS LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS BRASILEIRAS
Resumen
Analisa a educação infantil no Brasil a partir das mais importantes legislações educacionais circunscritas a este nível de ensino (Constituição Federal de 1988, Estatuto da Criança e do Adolescente, Nova Lei de Diretrizes e Bases de 1996, Plano de Desenvolvimento da Educação) bem como os principais sujeitos/instituições diretamente a ela articulados: a criança, a família e a creche. No delineamento do trabalho foi apresentada uma síntese histórica a respeito da instituição creche partindo de sua origem até os dias atuais. Ainda foi desenvolvida uma reflexão no sentido de compreender e entender as principais categorias da pesquisa: criança e infância. Dessa maneira, foi possível explorar de forma mais aprofundada as legislações educacionais que abordam a educação infantil. E, por fim, o presente artigo busca problematizar a educação infantil no âmbito pedagógico e político em que pese a importância deste nível de ensino para a formação humana e consequentemente a urgente e contínua necessidade que se ofereça para todos aprendizado de qualidade. Diante disso foi constatado que a relação entre a creche e a família é indispensável para a promoção da Educação Infantil, haja vista a importância de ambas as instituições para o desenvolvimento da criança.
Descargas
Citas
BADINTER, E. Um amor conquistado: O Mito do Amor Materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
BRAND
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.
BRASIL, Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394 de 20-12-1996. In: BRZEZINSKY, I. (org.). LDB interpretada: diversos olhares se intercruzam. 7ª edição. São Paulo: Cortez Editora, 2002a, p. 246-266. Anexo I.
BRASIL, Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13-07-1990: Constituição e Legislação relacionada. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
__________. O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Brasília: MEC, 2007.
CHAVES, J. M. P.
DIDONET, V.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.