IMPACTOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Nilva Maria Miranda Mendes Universidade Federal de Uberlândia
  • Jane Maria dos Santos Reis

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v4n2-2017-49853

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Leitura, Educação Infantil, Gestor Escolar

Resumo

O presente trabalho busca compreender e analisar o papel do gestor escolar e seu respectivo desafio de planejar e promover ações situações que contribuam para o desenvolvimento da autonomia intelectual de seus pares, bem como dos alunos atendidos na educação infantil. Em termos pormenores, se propõe a analisar qual o papel do gestor escolar no processo de formação do leitor na Educação Infantil, ou seja, enquanto mediador do processo de formação de leitores na Educação. Para a elaboração dos estudos aqui apresentados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que aborda tanto a gestão democrática em seus principais aspectos, quanto o papel do gestor como mediador no processo de formação do leitor, além de também compreender a importância da pratica social da leitura no universo da educação infantil (levando em consideração as singularidades e desafios específicos desse nível de ensino). Após levantamento bibliográfico e revisão de literatura foi elaborada uma breve explanação sobre o papel do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática, a partir da contribuição de alguns pesquisadores sobre a práxis desta. Trata-se de uma discussão na qual a leitura literária na educação infantil deve tornar-se cada vez mais acessível, real e democratizada. Para tal, foi necessário analisar algumas concepções e práticas que envolvem a atuações dos gestores escolares como mediadores da leitura literária e possíveis formadores de leitores. Portanto democratizar a acesso à leitura e garantir o direito constitucional ao ensino de qualidade nos remete a questionamentos relacionados à importância na formação do leitor na educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilva Maria Miranda Mendes, Universidade Federal de Uberlândia

Especialista em Curso de Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Uberlândia.

Jane Maria dos Santos Reis

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – (UFU).  

Referências

BARROCO, S. M. S. & Superti, T. (2014). Vigotski e o estudo da psicologia da arte: contribuições para o desenvolvimento humano. Psicologia & Sociedade

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010 a.

BRASIL. Lei 12.244, de 24 de maio de 2010. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm> Acesso em: 06 jan. 2016.

______Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf> Acesso em: 15 set. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação. Câmara Nacional de Educação Básica.Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

GANDIN, Danilo. A Prática do Planejamento Participativo: na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político, religioso e governamental. Petrópolis, R: Vozes, 1994.

LIBANEO, José Carlos Organização Escolar da Escola: teoria/pratica José Carlos Libâneo, 5ª. ed. revista e ampliada -Goiânia: MF Livros, 2008.

MAHONEY, A. A. (2002). Contribuições de H. Wallon para a reflexão sobre as questões educacionais. In V.S. Placco (Org.), Psicologia & Educação: Revendo contribuições (pp. 9-32). São Paulo: Educ.

ROMÃO; PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. 2ª ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire 2002 (Guia da escola cidadã; v.7).

Downloads

Publicado

2019-08-01

Edição

Seção

Artigos