O PAPEL DO CLERO E DO LAICATO CATÓLICO NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (1959)
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente artigo analisa o processo de constituição da Universidade Católica do Paraná (UCP), enfatizando o problema do ensino superior entre os intelectuais paranaenses. A educação e o ensino superior constituem aspectos fundamentais da intervenção político-pastoral da Igreja Católica no Brasil e no Paraná. A criação de escolas e a fundação de instituições de Ensino Superior e de centros culturais materializam a ação da Igreja. A forte presença da Igreja Católica no Ensino Secundário e no Ensino Superior constitui a estratégia de formar as elites intelectuais e políticas do Brasil e do Paraná. Em Curitiba, o Instituto Santa Maria (1925), o Círculo de Estudos Bandeirantes (1929), a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1938), a Faculdade Católica de Filosofia de Curitiba (1950) e a Universidade Católica do Paraná (1959) foram estabelecidos com o objetivo de formar as novas gerações (lideranças intelectuais e políticas), assim como aglutinar os intelectuais e políticos que ocupavam as esferas públicas para servir ao projeto da Igreja Católica.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
Campos, N. de. (2010). O PAPEL DO CLERO E DO LAICATO CATÓLICO NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (1959). Cadernos De História Da Educação, 9(1). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/7459
Número
Sección
Artículos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).