A cidadania na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: publicações entre 1995 e 2013
Contenido principal del artículo
Resumen
O tema da cidadania é constantemente utilizado em políticas educacionais e documentos institucionais. O presente trabalho insere-se em uma pesquisa maior, a qual analisa textos publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos entre 1944 e 2013. Este estudo dedica-se especificamente ao período compreendido entre 1995 e 2013, fase em que houve maior número de publicações sobre o tema. Objetiva-se compreender a trajetória histórica do conceito de cidadania presente nas publicações da referida revista. Verificou-se que, a partir de 1995, houve aumento substancial no número de publicações sobre o tema. Tais publicações foram marcadas, também, pela variedade de concepções sobre cidadania e sua relação com diferentes áreas do conhecimento.
Palavras-chave: Cidadania. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Impressos.
Abstract The issue of citizenship is constantly used in educational and institutional policy documents. This paper is a part of a larger study, which analyzes texts published in the Journal of Pedagogical Studies between 1944 and 2013. This study is dedicated specifically to the period between 1995 and 2013, phase in which there was a higher number of publications about the theme. The objective is understanding the historical background of the concept of citizenship present in the magazine publications. We realize, since 1995, there was a substantial increase in the number of publications on the subject. These publications were also marked by the variety of conceptions about citizenship and its relationship with different areas of knowledge.
Key words: Citizenship. Brazilian Magazine of Pedagogical Studies. Press.
Resumen
El tema de la ciudadanía es frecuentemente utilizado em políticas educativas y documentos institucionales. Este trabajo es parte de una investigación más ampla, que se propone a analisar textos publicados en la Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos entre 1944 y 2013. Este estudio se dedica especificamente al período entre 1995 y 2013, momento que más contó com publicaciones sobre el tema. Tenemos por objetivos comprehender la trayectoria histórica del concepto de ciudadanía presente em las publicaciones del referido periódico. Se constató que, a partir de 1995, el número de publicaciones sobre el tema cresció substancialmente. Además, las publicaciones fueron caracterizadas por la variedad de concepciones sobre ciudadanía y su relación com distintas areas del conocimiento.
Palabras-clave: La ciudadanía. Revista Brasileña de Estudios pedagógicos. Impresa.
Descargas
Detalles del artículo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).