Educar ou instruir? Narrativas anarcossindicalistas nos primeiros anos da República Portuguesa: Revista Lumen (Lisboa, 1911-1913)
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Resumen
Este artigo focaliza as ações de um grupo de intelectuais portugueses no início do século XX que se apresentava como anarcossindicalista. Autodenominado Grupo Lumen, suas ações visavam à formação do ser social. Dentre tais ações, o texto destaca a criação de uma revista, intitulada Lumen, por meio da qual o Grupo publicou suas teses sobre o educar e o instruir, tendo como referência as experiências da Escola Oficina Nº 1 de Lisboa e da Escola Moderna de Ferrer y Guardia, em Barcelona. A perspectiva de análise adotada pelo autor situa a imprensa no terreno da história social, no âmbito do qual ela é concebida como um conjunto de práticas constitutivas do social. Por meio da imprensa, o Grupo Lumen propôs um programa de instrução laica, científica e livre como condição necessária à criação de uma sociedade ácrata.
Palavras-chave: Anarcossindicalismo, Formação libertária, Revista Lumen. Portugal.
Abstract
This article focuses on the actions of a group of Portuguese intellectuals in the early twentieth century who presented itself as anarcho-syndicalist. Calling itself Lumen Group, its actions aimed at the formation of the human being. Among such actions, the text highlights the creation of a magazine, entitled Lumen, through which the Group published its thesis on educating and instructing, choosing as a reference the experiences of the Escola Oficina Nº 1 of Lisbon and the Escola Moderna, directed by Ferrer y Guardia, in Barcelona. The analytical perspective adopted by the author puts the press in the field of social history, under which it is conceived as a set of constitutive social practices. Through the press, the Lumen Group proposed a secular, scientific and free education program as a necessary component to create a self-governed (stateless) society.
Keywords: Anarcho-syndicalism, Libertarian formation, Lumen Magazine. Portugal.
Resumen
Este artículo se centra en las acciones de un grupo de intelectuales portugueses a principios del siglo XX que se presentaba como anarcosindicalista. Autodenominado Grupo Lumen, sus acciones apunta a la formación del ser social. Entre estas acciones, el texto destaca la creación de una revista, titulada Lumen, por medio de la cual el Grupo publicó sus tesis sobre el educar y el instruir, eligiendo como referencia las experiencias de la Escuela Oficina Nº 1 de Lisboa y de la Escuela Moderna de Ferrer y Guardia, en Barcelona. La perspectiva de análisis adoptada por el autor sitúa a la prensa en el terreno de la historia social, en el marco del cual ella es concebida como un conjunto de prácticas constitutivas de lo social. A través de la prensa, el Grupo Lumen propuso un programa de instrucción laica, científica y libre como condición necesaria a la construcción de una sociedad ácrata.
Palabras clave: Anarcosindicalismo; Formación libertaria, Revista Lumen. Portugal.
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