Memórias das Irmãs Catequistas acerca de suas práticas docentes (Santa Catarina, Brasil, 1930-1960)
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a ação docente de religiosas da atual
Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas (CICAF), em escolas primárias de Santa
Catarina, no período entre 1930 e 1960. Toma como fonte principal as memórias de dez
religiosas dessa congregação, as quais são professoras aposentadas com idade entre 77 e 94
anos. Mantendo uma relação ativa com o passado, as memórias são compreendidas na
perspectiva da memória coletiva, segundo Halbwachs (2006). Nessa direção, são relatos
individuais carregados de uma experiência coletiva e de uma visão de educação, tornada
possível em determinada época. A análise permite evidenciar aspectos do cotidiano escolar
daquele período e inferir que essas professoras tiveram papel fundamental na constituição
de determinada cultura escolar, especialmente no que concerne ao vínculo com a religião
católica na escola laica.
Palavras-chave: Memórias; Irmãs Catequistas Franciscanas; Cultura escolar; Identidade
Memories of the Sisters Catechists about their teaching practices
(Santa Catarina, Brazil, 1930 -1960)
Abstract
This article presents research results on the teaching action of religious of the current
Congregation of Sisters Catechists Franciscans (CICAF), at primary schools of Santa
Catarina, in the period between 1930 and 1960. It has as primary source the memoirs of
ten religious of the congregation, which are now retired teachers, aged between 77 and 94
years. Having an active relationship with the past, the memories are understood from the
perspective of collective memory, according to Halbwachs (2003). Therefore, they are
individual versions loaded from a collective experience and a vision of education, made
possible at a certain time. The analysis allows to highlight aspects of daily school life, of
that period of time, and to infer that those teachers had a fundamental role in the
constitution of a school culture, especially regarding the relationship with the Catholic
religion in the secular school.
Keywords: Memories; Sisters Catechists Franciscan; School culture; Identity.
Memorias de las Hermanas Catequistas acerca de sus prácticas docentes
(Santa Catarina, Brasil, 1930-1960)
Resumen
Este artículo presenta los resultados de la investigación sobre la acción docente de
religiosas de la actual Congregación de las Hermanas Catequistas Franciscanas
(conocidas por sus siglas en portugués CICAF), en escuelas primarias de Santa Catarina,
en el período entre 1930 y 1960. Tiene como fuente principal las memorias de diez
religiosas de esa congregación, que son profesoras pensionadas con edades entre 77 y 94
años. Segundo Halbwachs (2003), manteniendo una relación activa con el pasado, las
memorias son comprendidas en la perspectiva de la memoria colectiva. En ese sentido,
son narraciones individuales, cargadas de una experiencia colectiva y de una visión de
educación, concebida en determinada época. El análisis permite comprobar aspectos del
cotidiano escolar de aquel período e deducir que esas profesoras tuvieron un papel
fundamental en la constitución de determinada cultura escolar, especialmente en lo que
atañe al vínculo con la religión católica en la escuela laica.
Palabras-clave: Memorias; Hermanas Catequistas Franciscanas; Cultura escolar; identidad.
Descargas
Detalles del artículo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).