Agricultura e ensino na Amazônia do Século XIX: a Escola de Primeiras Letras na colônia Benevides
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Resumen
Nos propomos analisar o processo de implantação de instituições públicas de ensino nos espaços de colonização agrícola na Amazônica da segunda metade do século XIX, na perspectiva de um programa de educação voltado para afirmação de uma nacionalidade, disseminação de valores associados a idéia de progresso e civilização, assim como a necessidade de suplantar os costumes indígenas, concebidos pelas autoridades imperiais como selvagens e não condizentes com os valores adotados pela sociedade moderna. Neste caso, a escola de ensino de primeiras letras na Colônia Benevides e os discursos de valorização da agricultura em detrimento de outras atividades econômicas, a exemplo do extrativismo, serão analisados no contexto dos projetos educacionais do Segundo Reinado, quase sempre caracterizados pela idéia de formação de cidadãos úteis a si e a pátria, ou seja, trabalhadores disciplinados, tementes a Deus e ao Estado.
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Nunes, F. A. (2010). Agricultura e ensino na Amazônia do Século XIX: a Escola de Primeiras Letras na colônia Benevides. Cadernos De História Da Educação, 8(2). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/3714
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Artículos
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