Classes experimentais no Ensino Secundário: o pioneirismo de Luis Contier (1951-1961)

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Letícia Vieira
Norberto Dallabrida

Resumen

Resumo

Este trabalho se propõe a compreender o pioneirismo de Luís Contier na implantação das classes experimentais no ensino secundário brasileiro na década 1951-1961, colocando o foco sobre a experiência liderada por ele no Instituto Alberto Conte e apropriada das classes nouvelles. De outra parte, explora o uso dessa experiência escolar pela Diretoria do Ensino Secundário do Ministério da Educação, que viabilizou a prescrição legal de classes experimentais no ensino secundário a partir de 1959. Para tanto, lê-se a cultura escolar a partir dos conceitos de estratégia e tática de Michel de Certeau, utilizando como fontes textos manuscritos, matérias de jornais e documentos do Instituto de Educação Alberto Conte e do Ministério da Educação e Cultura.

Palavras-chave: Classes Experimentais; Ensino Secundário; Luis Contier.

Abstract

 

In this study, we aim to understand the pioneering work of Luis Contier on the implementation of the experimental classes in the Brazilian secondary education during the decade 1951-1961 by putting the focus on the experience led by him at the Institute Alberto Conte and the appropriated classes nouvelles. On the other hand, we explore the use of this educational experience by the Board of Secondary Education of the Ministry of Education (MEC), as it enabled the legal prescription of experimental classes in the secondary education from 1959 on. To this end, we peruse the school culture as from the concepts of strategy and tactics of Michel de Certeau, using as sources: manuscripts, newspaper reports, and documents from the Alberto Conte Institute of Education and the Ministry of Education and Culture.

 

Keywords: Experimental Classes; Secondary Education; Luis Contier.

Resumen

 

Este studio tiene como objetivo comprender el espíritu pionero de Luís Contier en la introducción de las clases experimentales en la educación secundaria de Brasil en los años 1951-1961, poniendo el foco en la experincia conducida por él en el Instituto Alberto Conte y apropiadas de las classes nouvelles. Porotro lado, explora el uso de esta experiencia educative por el Consejo de Educaciõn Secundaria del Ministerio de Educación, lo que permitió la prescripción legal de las clases experimentales en la educación secundaria a partir de 1959. Por lo tanto, la cultura escolar se lee con los conceptos de estrategia y táctica de Michel de Certeau, utilizando como fuentes textos manuscritos, informes de periódicos y documentos del Instituto de Educaciõn Alberto Conte y del Ministerio de Educación y Cultura.

 

Palabras clave: Clases experimentales; Enseñanza Secundaria; Luis Contier.

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Detalles del artículo

Cómo citar
Vieira, L., & Dallabrida, N. (2016). Classes experimentais no Ensino Secundário: o pioneirismo de Luis Contier (1951-1961). Cadernos De História Da Educação, 15(2), 492–519. https://doi.org/10.14393/che-v15n2-2016-3
Sección
Dossiê: Experimentalismo no Ensino Secundário nos anos 1950 e 1960
Biografía del autor/a

Letícia Vieira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Integrante do Grupo de Pesquisa "Culturas Escolares, História e Tempo Presente" da Universidade do Estado de Santa Catarina. E-mail: leticia.vieira1990@gmail.com

Norberto Dallabrida, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, com estágios de pós-doutorado concluídos na Université Rene Descartes - Paris V (França) e na Universidad de Alcalá de Henares (Espanha). Professor de História da Educação e pesquisador da Universidade do Estado de Santa Catarina. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. E-mail: norbertodallabrida@hotmail.com