Nacional e Continental - Brasil e Américas na perspectiva de Primitivo Moacyr
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo analisa aspectos da historiografia da educação e argumentos que sustentam os diagnósticos empreendidos e modelos propostos a partir da remissão às experiências provinciais entre o mundo latino-americano e as Províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais, com base na produção de Primitivo Moacyr. Desde a Independência, a situação do Brasil no contexto da América Latina destoou-se pela instalação de um regime monárquico em oposição às repúblicas que surgiram na América Espanhola. Muitas vozes se fizeram presentes no sentido de inscrever o Brasil entre as nações predestinadas à república. Moacyr revela o cenário de penúria da instrução pública nas províncias brasileiras, apesar do volume de recursos destinados; as tensões acerca dos métodos de ensino e criação de escolas normais e absoluto silêncio acerca das realidades dos países vizinhos.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
Melo, G. F. M. de, & Carvalho, R. A. de. (2016). Nacional e Continental - Brasil e Américas na perspectiva de Primitivo Moacyr. Cadernos De História Da Educação, 14(3). https://doi.org/10.14393/che-v14n3-2015-3
Número
Sección
DOSSI
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).