OS PRIMÓRDIOS DO ASSOCIATIVISMO DOCENTE DO ENSINO LICEAL PORTUGUÊS (1904-1908) AS REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A PROFISSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES

Contenido principal del artículo

Joaquim António de Sousa Pintassilgo

Resumen

A criação de associações de professores constituiu historicamente um dos passos mais importantes dados no sentido da profissionalização da actividade docente e, como tal, elemento essencial da afirmação, a esse nível, da modernidade educativa. O associativismo docente a par da imprensa pedagógica produzida por professores propiciou o desenvolvimento de um contexto intelectual e afectivo favorável à socialização dos professores nas crenças e nos valores próprios da profissão e contribuiu para a difusão de um sentimento de pertença a uma mesma comunidade simbólica. O presente texto tem como propósito analisar os discursos produzidos pelos porta-vozes dos professores do ensino liceal, durante o período de existência da sua primeira associação (1904-1908), no sentido de captar as representações sobre a profissão então em circulação. Quais as crenças e valores que se procuram partilhar? Que tipo de associativismo docente se pretende concretizar? Quais as preocupações, reivindicações e formas de luta que se esboçam?

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Pintassilgo, J. A. de S. (2008). OS PRIMÓRDIOS DO ASSOCIATIVISMO DOCENTE DO ENSINO LICEAL PORTUGUÊS (1904-1908) AS REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A PROFISSÃO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES. Cadernos De História Da Educação, 2. Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/326
Sección
Artigo Internacional
Biografía del autor/a

Joaquim António de Sousa Pintassilgo, Universidade de Lisboa

Link da Página Pessoal da Faculdade de Ciências a>