"LEITURA QUE RECOMENDAMOS - O QUE TODOS DEVEM LER": IMPRESSOS DIDÁTICOS E ENSINO DE HISTÓRIA NAS ESCOLAS ANARQUISTAS
Contenido principal del artículo
Resumen
A Educação sempre foi tema presente nas discussões e práticas do anarquismo inspirando a criação de escolas, centros de cultura e, principalmente publicações educacionais. Em Barcelona, Francisco Ferrer y Guardia (1850 - 1909) criador da Escuela Moderna fundou uma editora para produzir e publicar os livros que utilizaria, a "Biblioteca de la Escuela Moderna". Nesta mesma direção, os anarquistas brasileiros investiram na publicação e divulgação de material para dar suporte teórico às suas ações educacionais. Encontramos no jornal A Voz do Trabalhador (1908-1915) e na revista A Vida (1914-1915) a orientação: "Leitura que recomendamos - O que todos devem ler" com diversas obras indicadas. Conjuntamente, no projeto educacional anarquista foi pensado uma outra forma de ensino de história desenvolvido no Compêndio de História Universal de Clemencia Jacquinet. A partir das análises e interpretações deste material procuramos perceber as diferenças, similitudes e compromissos na formação individual e coletiva desejada pelo projeto libertário da construção de uma nova sociedade.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
Moraes, J. D. (2013). "LEITURA QUE RECOMENDAMOS - O QUE TODOS DEVEM LER": IMPRESSOS DIDÁTICOS E ENSINO DE HISTÓRIA NAS ESCOLAS ANARQUISTAS. Cadernos De História Da Educação, 12(1). https://doi.org/10.14393/che-v12n1-2013-3
Número
Sección
Dossiê: instrumentos do trabalho didático
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).