ENSINO DE LÃNGUA E LITERATURA NO BRASIL DO SÉCULO XIX: O CURSO ELEMENTAR DE LITERATURA NACIONAL E AS POSTILLAS DE RETHORICA E POETICA UTILIZADOS NO IMPERIAL COLÉGIO DE PEDRO II
Contenido principal del artículo
Resumen
Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa acerca de instrumentos didáticos na prática educativa escolar e vincula-se ao Programa de Pesquisa O manual didático como instrumento de trabalho nas escolas secundária e normal (1835-1945), coordenado pela Profa. Dra. Sílvia Helena Brito (UFMS) e financiado pelo CNPQ. Esse programa se desdobra no projeto A produção material e a organização de instrumentos didáticos utilizados no ensino da língua e literatura no Imperial Colégio Pedro II (1835 a 1945), registrado na PROPP/UEMS, sob minha coordenação. Constituem objetos deste estudo dois manuais utilizados no Pedro II: o Curso Elementar de Literatura Nacional e as Postilhas de Retórica e Poética, ambos de autoria de Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro, cujas edições foram publicadas em 1862 e 1885, respectivamente. Esses instrumentos e seus similares utilizados no Colégio Pedro II foram norteadores do ensino de literatura nas instituições de ensino médio no Brasil do século XIX.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
Souza, A. A. A. de. (2013). ENSINO DE LÃNGUA E LITERATURA NO BRASIL DO SÉCULO XIX: O CURSO ELEMENTAR DE LITERATURA NACIONAL E AS POSTILLAS DE RETHORICA E POETICA UTILIZADOS NO IMPERIAL COLÉGIO DE PEDRO II. Cadernos De História Da Educação, 12(1). https://doi.org/10.14393/che-v12n1-2013-1
Número
Sección
Dossiê: instrumentos do trabalho didático
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).