A PRESENÇA DE DILTHEY E DE DURKHEIM NA CONSTITUIÇÃO DA DISCIPLINA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL NO SÉCULO XX
Contenido principal del artículo
Resumen
Trata-se da comunicação sintética dos resultados de investigação recente no âmbito da História Disciplinar da História da Educação, na qual se buscou conhecer os autores e os manuais de História da Educação mais comumente utilizados nos processos de formação de professores em cursos de licenciatura, em especial, de Pedagogia, por meio, inicialmente, do levantamento e da leitura de bibliografia sobre o processo de institucionalização da formação de professores. Em paralelo, foram realizados o levantamento, a digitalização e a análise de documentação referente aos projetos de curso e planos de ensino da disciplina no âmbito da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e da antiga Seção de Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP (depois Seção de Pedagogia e Departamento de Educação), bem como o levantamento e o registro de informações básicas acerca dos manuais de História da Educação disponíveis na Biblioteca da FEUSP. A partir dessas informações, foram selecionados para análise os manuais de Dilthey e de Durkheim e, por decorrência, os de Luzuriaga e de Larroyo. Nesse sentido, foi necessário investir no conhecimento mais aprofundado da variante do historicismo alemão aberta por Dilthey e do positivismo de corte durkheimiano, o que tornou possível empreender a análise do pensamento dos autores em referência, bem como compreender as ideias que animaram mais de uma geração de professores e de pesquisadores em História da Educação e em Filosofia da Educação, particularmente, na Universidade de São Paulo, mas, também, em diversas outras instituições brasileiras e estrangeiras durante o Século XX.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
Júnior, D. G. (2013). A PRESENÇA DE DILTHEY E DE DURKHEIM NA CONSTITUIÇÃO DA DISCIPLINA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL NO SÉCULO XX. Cadernos De História Da Educação, 12(1). https://doi.org/10.14393/che-v12n1-2013-10
Número
Sección
Artículos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).