IMPRESSOS: VEÍCULOS DE PUBLICIDADES, FONTES PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Contenido principal del artículo

Aline de Morais Limeira

Resumen

Este trabalho teve como objetivo apresentar tipos de fontes específicas para história da educação. Trata-se dos anúncios que circulavam em dois impressos do século XIX: o Jornal do Commercio e o Almanak Laemmert. Destas publicidades, que datam de 1860 a 1880, importou evidenciar o funcionamento das instituições privadas de ensino: os indícios do magistério particular, dos planos de estudos, das questões relativas ao custo da instrução e os espaços físicos daquelas escolas. Somada à estratégia de investigar o que era possível ver acerca dos registros que aqueles colégios faziam circular pela propaganda, tencionou-se investigar a circulação daqueles materiais impressos, ou seja, observou-se que era preciso compreender a materialidade dos impressos e o processo de constituição e de desenvolvimento da própria imprensa do século XIX.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Limeira, A. de M. (2013). IMPRESSOS: VEÍCULOS DE PUBLICIDADES, FONTES PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Cadernos De História Da Educação, 11(2). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21702
Sección
Artículos