AVENTURAS NO MUNDO DA HIGIENE - ECOS DO DISCURSO MÉDICO NO TEXTO DE ERICO VERISSIMO
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo examina referenciais médicos presentes no livro Aventuras no mundo da higiene (1939), de Erico Verissimo (1905-1975). Quando criança, Verissimo conviveu com farmacêuticos, médi¬cos e doentes, pois a farmácia de seu pai era fronteiriça a casa em que habitavam. Leitor de livros de aventura, divulgação científica, almanaques de farmácia e atento aos debates que se davam ao seu redor, o autor foi adepto de uma tradição de pensamento formulada já no século XIX, que aponta a ignorância e a doença como as causas do fracasso nacional, contrapondo-se às teorias da inferioridade racial dos brasileiros causada pela mestiçagem. Como muitos de sua geração, Verissi¬mo dedicou grande atenção à infância e preocupava-se com o que se ensinava às crianças. Além de tema em seus romances para adultos, essa preocupação se concretizou em livros de aventuras de caráter educativo, incluindo o livro citado, pouco conhecido atualmente.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
Rodrigues, M. M. (2011). AVENTURAS NO MUNDO DA HIGIENE - ECOS DO DISCURSO MÉDICO NO TEXTO DE ERICO VERISSIMO. Cadernos De História Da Educação, 9(2). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/11456
Número
Sección
Artículos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).