DANTE E O PAPEL DO GOVERNANTE NO DESENVOLVIMENTO INTELECTIVO: UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

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Sandra Regina Franchi Rubim
Terezinha Oliveira

Abstract

Este texto tem como proposta analisar, na obra Monarquia, de Dante Alighieri, algumas virtudes que ele considerava necessárias ao governante para que este pudesse promover o desenvolvimento intelectual de seus súditos. Com base no método histórico-social, podemos perceber que, nas formulações de Dante, em fins do século XIII e início do XIV, está presente a idéia de que somente o imperador, fazendo uso da razão e praticando as virtudes ético-políticas, da justiça, da tolerância, da prudência e da firmeza, poderia assegurar um governo justo e harmonioso. Para o autor, essas seriam as condições necessárias para o desenvolvimento do indivíduo e do intelecto humano. Concluímos que, ao eleger o governante como educador de seus súditos, Dante deixa para a nossa contemporaneidade a idéia de que podemos governar nossos atos, contribuindo para o desenvolvimento do indivíduo e para a preservação e o bem viver da sociedade.

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How to Cite
Rubim, S. R. F., & Oliveira, T. (2010). DANTE E O PAPEL DO GOVERNANTE NO DESENVOLVIMENTO INTELECTIVO: UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Cadernos De História Da Educação, 9(1). Retrieved from https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/7461
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Papers
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Sandra Regina Franchi Rubim

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