DANTE E O PAPEL DO GOVERNANTE NO DESENVOLVIMENTO INTELECTIVO: UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
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Abstract
Este texto tem como proposta analisar, na obra Monarquia, de Dante Alighieri, algumas virtudes que ele considerava necessárias ao governante para que este pudesse promover o desenvolvimento intelectual de seus súditos. Com base no método histórico-social, podemos perceber que, nas formulações de Dante, em fins do século XIII e início do XIV, está presente a idéia de que somente o imperador, fazendo uso da razão e praticando as virtudes ético-políticas, da justiça, da tolerância, da prudência e da firmeza, poderia assegurar um governo justo e harmonioso. Para o autor, essas seriam as condições necessárias para o desenvolvimento do indivíduo e do intelecto humano. Concluímos que, ao eleger o governante como educador de seus súditos, Dante deixa para a nossa contemporaneidade a idéia de que podemos governar nossos atos, contribuindo para o desenvolvimento do indivíduo e para a preservação e o bem viver da sociedade.
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Rubim, S. R. F., & Oliveira, T. (2010). DANTE E O PAPEL DO GOVERNANTE NO DESENVOLVIMENTO INTELECTIVO: UMA ANÁLISE DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Cadernos De História Da Educação, 9(1). Retrieved from https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/7461
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