Helena Antipoff and social education in Russia after the Bolshevik revolution
Main Article Content
Abstract
O artigo “L’expérience russe – L’éducation sociale des enfants” (Antipoff, 1924), reproduzido a seguir, foi escrito pela psicóloga e educadora russo-brasileira Helena Antipoff (1892-1974) e publicado na revista La Semaine Littéraire , em Genebra, em 1924. Trata-se de documento expressivo, original, uma espécie de documento-monumento, no sentido proposto por Zumthor (1960), peça histórica única, testemunho de uma época e de ações humanas empreendidas em um determinado contexto com sentido propositivo, destinado a se tornar um clássico para a posteridade. A narrativa é constituída por um relato de primeira mão sobre o projeto de educação social formulado na Rússia pelos bolcheviques nos primeiros anos após a revolução comunista de 1917 e seus desdobramentos, observados na aplicação prática dos princípios idealizados. Resulta de observação da autora como participante direta de instituições encarregadas de colocar em operação propostas educativas decorrentes das políticas implantadas no território russo naquele período conturbado, de grande instabilidade social. Período marcado também pelas tentativas nem sempre bem sucedidas de realizar os ideais revolucionários inspirados na crítica ao capitalismo formulada por Karl Marx e interpretada pela primeira geração de líderes bolcheviques.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
References
ANDRÉS, Maria D.M.D.P. & BRASTER, J.F.A. (2006) The Reinvention of the New Education Movement in the Franco Dictatorship (Spain, 1936–1976). Paedagogica Historica, Volume 42, 2006 - Issue 1-2, p. 109-126. https://doi.org/10.1080/00309230600552047
ANTIPOFF, Hélène (1924) L’expérience russe. L’éducation sociale des enfants. Semaine Littéraire, Genève, 32 (1615), p.592-594.
ANTIPOFF, Helena (1992a) O desenvolvimento mental das crianças de Belo Horizonte (1931). (p. 73-130) Em Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, CDPHA (Org.) Coletânea das Obras Escritas de Helena Antipoff. Vol. 1 – Psicologia Experimental. Belo Horizonte, Imprensa Oficial.
ANTIPOFF, Helena (1992b) A função social da assistência aos excepcionais. (p. 139-146) Em Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, CDPHA (Org.) Coletânea das Obras Escritas de Helena Antipoff. Vol. 3 – Educação do excepcional. Belo Horizonte, Imprensa Oficial.
BORGES, Adriana A.P. & CAMPOS, Regina H.F. (2014) La prise en charge des enfants et des adolescents en situation de risque social en Russie Soviétique et au Brésil dans les années 1920-1930. Em Masolikova, N. & Sorokina, M. The global academic space and the academic migrants: The legacy of Russian-Brazilian psychologist Helena Antipoff (1892-1974) in science, education and human rights (Latin America, Europe and Brazil). Proceedings of the International Colloquium, Moscow.
BRAVO, Riviane B. (2019) Apropriações da obra de Lazurski e as contribuições para o estudo da personalidade na psicologia e na educação. (Tese de doutorado). Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais.
CAMPOS, Regina H.F. (2003) Helena Antipoff (1892-1974): razão e sensibilidade em psicologia e educação. Estudos Avançados 17(49), p.209-234. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142003000300013
CAMPOS, Regina H.F. (2010) Les psychologues et le mouvement de l’éducation pour la paix à Genève (1920-1940). (p. 95-110) Em Chapuis, E.; Pétard, J.P. & Plas, Régine. Les psychologues et les guerres. Paris, L’Harmattan.
CAMPOS, Regina H.F. (2012) Helena Antipoff psicóloga e educadora – Uma biografia intelectual. Rio de Janeiro, Fundação Miguel de Cervantes.
CAMPOS, Regina H.F. (2021) Présence de l’éducation fonctionnelle et de l’école active genevoise dans l’oeuvre d’Helena Antipoff au Brésil – l’éducation comme coopération entre égaux pour le bonheur de tous. Em: Mole, Frédéric (Ed.), L’Institut Rousseau à Genève. Épicentre d’une mutation pédagogique mondiale?, Genève, Archives Institut Jean-Jacques Rousseau, p. 77-95.
CAMPOS, Regina H.F. & BORGES, Adriana A.P. (2017) De Genève à Belo Horizonte, une histoire croisée: circulation, réception et réinyterpretation d’un modele européen des classes spéciales au Brésil des années 1930. (p. 195-212) Em Droux, J. & Hofstetter, R. Border-crossing in education – Historical perspectives on transnational connections and circulations. London, Routhledge.
CARLIN, M. & CLENDENIN, N. (2019) Celestin Freinet’s printing press: Lessons of a ‘bourgeois’ educator, Educational Philosophy and Theory, 51:6, 628-639, DOI: https://doi.org/10.1080/00131857.2018.1498334
DROUX, J. & HOFSTETTER, R. (2015) Perspectives sur la fabrique globalisée des savoirs et des politiques dans le champ éducatif. Em: Droux, J. & Hofstetter, R. (Dirs) Globalisation des mondes de l’éducation – Circulations, connexions, refractions – XIXe et XXe siècles, Rennes, Presses Universitaires de Rennes, 7-24.
FERRIÈRE, A. (1921) L’autonomie des écoliers: l’art de former des citoyens pour la nation et pour l’humanité. Neuchâtel: Delachaux et Niestlé.
GUTIERREZ, L. (2021) Reinventar uma coesão para garantir a legitimidade de suas propostas de reforma do ensino: o exemplo da Liga Internacional para a Educação Nova (LIEN). Cadernos de História da Educação, 20, p.1-15, e036, DOI: https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-36
HAENGELLI-JENNI, B. (2015) Le rôle des femmes de la Ligue Internationale de l’éducation Nouvelle dans la circulation des savoirs pédagogiques. Em Droux, J. & Hofstetter, R. (Dirs.) Globalisation des mondes de l’éducation – Circulations, connexions, refractions – XIXe et XXe siècles, Rennes, Presses Universitaires de Rennes, 75-96.
HELMCHEN, J. (1995) L’éducation novelle francophone et la Reformpädagogik allemande: deux histoires? Em Hameline, D; Helmche, J. & Oelkers, J. (Eds.) L’éducation nouvelle et les enjeux de son histoire (Actes du Colloque International des Archives de l’Institut Jean-Jacaques Rousseau), Berna, Peter Lang.
IRETSKY, Viktor (1925) L’expérience russe. La littérature prescrite. La Semaine Littéraire 33 (1630), p. 153-155.
LÊNIN, V. I. (1983) O Estado e a Revolução (1917). São Paulo, Hucitec
LE PETIT LAROUSSE ILLUSTRÉ, 2001.
HOFSTETTER, R. (2010). Genève: creuset des sciences de l’éducation. Genève, Droz.
LURIA, Alexander R. (1988) Diferenças culturais de pensamento. (p. 39-58). Em Vigotskii, L.S.; Luria, A.R, & Leontiev, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo, Ícone, Editora da Universidade de São Paulo.
MARX, K. (2012) Crítica do Programa de Gotha (1875). São Paulo, Boitempo.
MOLE, Frédéric (2012) Celestin Freinet au congrès mondial de Nice (1932): une révolution sociale par l’Éducation nouvelle? Em: Gutierrez, L.; Besse, L. & Prost, A. Réformer l’école – L’apport de l´Éducation nouvelle (1930-1970). Grenoble, Presses universitaires de Grenoble, p. 63-75.
RUCHAT, M. (2010) Édouard Claparède-Hélène Antipoff – Correspondance (1914-1940), Firenze, Leo Olschki Ed.
SAVIANI, Dermeval (2010) História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP, Autores Associados.
SAVOYE, A. (2012) Anton Makarenko, des colonies de travail au Panthéon de l’Éducation nouvelle. Em: Gutierrez, L.; Besse, L. & Prost, A. Réformer l’école – L’apport de l´Éducation nouvelle (1930-1970). Grenoble, Presses universitaires de Grenoble, p. 53-62.
SOËTARD, M. (1995) L’Éducation nouvelle, une illusion perdue? Em: Hameline, D.; Helmchen, J. & Oelkers, J. L’Éducation nouvelle et les enjeux de son histoire – Actes du Colloque International des Archives Institut Jean-Jacques Rousseau, pp.231-250, Berne, Peter Lang.
SOROKINA, Marina & Masolikova, Natalia (neste volume) Within Wars and Revolutions: Helena Antipoff activities in the Bolshevik Russia (1917-1924) Cadernos de História da Educação.
TRAGTENBERG, M. (1981) Pistrak. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo, ed. Brasiliense.
TYACK, David B. The one best system – a history of American urban education. Cambridge, Mass., Harvard University Press.
VIGOTSKY, Lev. S. (1997) Obras Escogidas V - Fundamentos de defectología. Madrid, Visor, 1997.
ZUMTHOR, P. (1960) Document et monument. À propos des plus anciens textes de langue française, Revue des Sciences Humaines 97, 5-19.