From the district school of habilitation for the magisterium primary to the normal school of teaching of Leiria: an analysis from the minutes of the school board (1899-1919)

Main Article Content

Virgínia Pereira da Silva de Ávila
Justino Magalhães

Abstract

This text focuses on the history of the first normal education school in the district of Leiria, Portugal, in the period between 1899 and 1919. The temporal delimitation includes the beginning and the closing of its activities. Based on the analysis of the local repercussion of the education reforms, it sought to identify, integrate and explain the main events that marked the history of the institution. The sequence of events and decisions mentioned in the school council minutes was taken as the main reference to define the historical meaning, in articulation with the longitudinal and cross analysis of the other internal sources. The history of the normal school of leiria is also a regional and local history, in full articulation with the history of the teaching profession and as a significant part of the history of education in Portugal.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Ávila, V. P. da S. de, & Magalhães, J. (2022). From the district school of habilitation for the magisterium primary to the normal school of teaching of Leiria: an analysis from the minutes of the school board (1899-1919). Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e137. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-137
Section
Papers
Author Biographies

References

ADÃO, Áurea. A história da profissão docente em Portugal: Balanço da investigação realizada nas últimas décadas. Encontros Ibéricos de História da Educação, vol. 1º Encontro, 1992, pp. 123-135. Disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/15175.pdf. Acesso em 22 nov. 2018.

AFONSO, José Antonio, AZEVEDO, Rodrigo. Da escola mista distrital de habilitação para o magistério primário à escola do magistério primário em Braga. In: Pintassilgo, Joaquim (coord). Escolas de Formação de Professores em Portugal. História, Arquivo, Memória – (Extra-coleção). Lisboa: Edições Colibri. 2012. pp. 43-117.

ALVES, Dina Duarte. O ensino Superior Politécnico. In: Mourão, A. (Coord.). A Região de Leiria: Identidade e Desenvolvimento - Um percurso Histórico e Geográfico. 1.ª Edição – outubro 2005, 2.ª Edição – 2015. Instituto Politécnico de Leiria, Impressão Gráfica Maiadouro S.A. pp. 110-117.

ÁVILA, Virgínia P. S. A escola no tempo: a construção do tempo em escolas isoladas (Florianópolis, 1939-1940): UDESC, 2013.

BARREIRA, Luiz Carlos. Escolas primárias superiores em Portugal: uma política pública voltada para a formação do trabalhador urbano. In: Educação em Foco, ano 20, n.32- set/dez. 2017- pp.123-144. Disponível em: http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/download/1784/1479. Acesso em: 14 nov. 2018. DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v20i32.1784

CABRAL, João. Anais do Município de Leiria. V. 1, 2ª Edição Revista e Aumentada. Edição da Câmara Municipal de Leiria, 1993.

CANDEIAS, António. A Primeira República Portuguesa (1910-1926): educação, ruptura e continuidade, um balanço crítico. 2005. Disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/15055.pdf. Acesso em: 12 fev. 2019.

ESCOLANO, Agustín. La invencion del tiempo escolar. In: O Tempo na Escola. Ana Christina Venâncio Mignot e Rogerio Fernandes (Orgs.).1. ed. Porto: Profedições. 2008, pp. 33-53.

FERNANDES, Rogério. A pedagogia portuguesa contemporânea. 1.ª edição ― 1979. Instituto de Cultura Portuguesa. Oficinas Gráficas da Livraria Bertrand. 1979.

GOULÃO, Francisco. (s.d). Habilitação para o Magistério. Disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/15091.pdf. Acesso em: 25 mar. 2019.

MAGALHÃES, Justino. Da Cadeira ao banco. Escola e Modernização (séculos XVIII-XX). Lisboa: Educa. 2010.

NOVOA, António Sampaio. Le temps des professeurs: analyse sócio-historique de la profession enseignante au Portugal (XVIII-XIX). Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica, V. I. Première édition: mai 1987a.

NOVOA, António Sampaio. A. Le temps des professeurs: analyse sócio-historique de la profession enseignante au Portugal (XVIII-XIX). Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica, V. II. Première édition: mai 1987b.

PINTASSILGO, Joaquim y MOGARRO, Maria João. Das Escolas Normais às Escolas do Magistério Primário: percurso histórico das escolas de formação de professores do ensino primário, Historia y Memoria de la Educación, 2015, pp. 203-238. Disponível em: https://doi.org/10.5944/hme.1.2015.13285. Acesso em 12 out. 2018.

PINTASSILGO, Joaquim, MOGARRO, Maria João, HENRIQUES, Raquel Pereira. Das escolas normais às escolas do magistério primário: percurso institucional e enquadramento legal. In: Pintassilgo, Joaquim (coord). Escolas de Formação de Professores em Portugal. História, Arquivo, Memória. Lisboa: Edições Colibri. 2012, pp 7-42.

SILVA, Carlos Manique da. (2012) O Ensino Primário Superior em Sintra (1919-1926). In Á. Adão, C. M. Silva, J. Pintassilgo (Org.). O homem vale, sobretudo, pela educação que possui: revisitando a primeira Reforma Republicana do ensino infantil, primário e normal. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2012, pp. 63-78. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/6229/1/ensino%20primario%20superior.pdf. Acesso em 27 abr. 2019.

XAVIER, Libânia Nacif. Para além do campo educacional: um estudo sobre o manifesto dos pioneiros da educação nova (1932). Bragança Paulista: EDUSF. 2002.

Fontes

[ADLRA]. (1899-1925). Livro de Atas do Conselho Escolar da Escola Distrital de Leiria.

[ADLRA]. (1899-1901). Livro de Matrículas da Escola Distrital de Leiria.

[ADLRA]. (1900-1921). Livro de Termos de Entrega de Diplomas aos Alunos da Escola Distrital de Leiria.

[ADLRA]. (1903-1918). Livro de Matrículas da Escola de Ensino Normal Distrital de Leiria.

Jornais

CORREIO DE LEIRIA (1895, n. 10). Recenseamento geral da população. 1º Anno.

CORREIO DE LEIRIA (1897, setembro, 137). Instrucção pública. 3º Anno.

CORREIO DE LEIRIA (1897, outubro, 110). Nomeação Sr. Barão do Salgueiro. 3º Anno.

CORREIO DE LEIRIA (1898, março, n. 160). Escola de Habilitação para o Magistério Primário. 4º Anno.

O DISTRICTO DE LEIRIA (1896, março, 729). Magistério Primário. Anno XIV.

O LEIRIENSE (1904, setembro, 25). O professor Silva Barreto. Anno I.

O MENSAGEIRO (1918, setembro, 206). Escola Normal. Ano IV.

Legislação

PORTUGAL. Decretos n.º 1 e 2 de 22 de dezembro de 1894 – Reforma dos serviços de instrução primária e secundária. [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Reino - Hintze Ribeiro. Diário de Govêrno, n. 292, p. 3477.

PORTUGAL. Regulamento Geral do Ensino Primário: approvado por decreto de 18 de junho de 1896, em 27 de junho de 1898, n. 141. Lisboa: Diário do Governo, 1896

PORTUGAL. Cria escola de habilitação para o magistério em Leiria: aprovada por decreto em 17 de fevereiro de 1898, publicado em 26 de fevereiro de 1898, n. 44, Série I, Lisboa: Diário do Governo, 1898.

PORTUGAL. Decreto nº 8 de 24 de dezembro de 1901 – Reforma do ensino primário [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Reino - Hintze Ribeiro. Disponível em: http://www.cnedu.pt/content/noticias/geral/22517_livro_reformasebasesdaeducacao_cne_net.pdf . Acesso em 12 mai. 2019.

PORTUGAL. Decreto com força de lei, de 29 de março de 1911. Reorganiza os serviços da instrucção primária. Diário do Govêrno, n. 73, Série I, Ministério do Interior, Direcção Geral da Instrucção Pública, Lisboa, p. 1341-1347, 30 mar. 1911. Disponível em: https://dre.pt/application/dir/pdf1sdip/1911/03/07300/13411347.pdf. Acesso em: 12 mai. 2019.

PORTUGAL. Decreto n. 12, de 7 de julho de 1913. Criação do Ministério da Instrução Pública. Diário do governo, n, 156, ano 1913. Disponível em: https://dre.pt/application/file/586322. Acesso em 12 mai. 2019.

PORTUGAL. Reformas e bases da educação legado e renovação (1835-2009). Conselho Nacional de Educação (CNE). Lisboa: Editorial do Ministério da Educação e Ciência 2017. Disponível em: http://www.cnedu.pt/content/noticias/geral/22517_livro_reformasebasesdaeducacao_cne_net.pdf. Acesso em 12 mai. 2019.

PORTUGAL. Decreto n.º 5504, de 5 de maio de 1919. Transforma, a partir de 1 de julho de 1919, em Escolas Primárias Superiores as antigas Escolas Normais de Lisboa, Pôrto e Coimbra e as de Habilitação ao Magistério do Ensino Primário nas sedes dos restantes distritos do país. Disponível em: https://dre.pt/application/dir/pdf1sdip/1919/05/09300/07410742.pdf. Acesso em 12 mai. 2019.

PORTUGAL. Decreto n.º 5787-A, de 10 de maio de 1919. Aprova e manda pôr em execução o regulamento das escolas primárias superiores. Diário do Govêrno, n. 98, Série I. Ministério da Instrução Pública, Direcção Geral do Ensino Primário e Normal, 2ª Repartição. Disponível em: https://dre.pt/application/file/274966. Acesso em 12 mai. 2019.

PORTUGAL. Decreto n.º 11730, de 15 de junho de 1926. Extingue as Escolas Primárias Superiores a partir de 30 de junho de 1926. Diário do Govêrno, n. 126, Série I, Ministério da Instrução Pública, Direcção Geral do Ensino Primário e Normal – 3ª Repartição, Lisboa, 1 p. 578-579, 5 jun. 1926. Disponível em: https://dre.pt/application/file/153785. Acesso em 12 mai. 2019.

PORTUGAL. Decreto n.º 9354, de 7 de janeiro de 1924. Suprime, a partir de 30 de março de 1924, as Escolas Primárias Superiores. Diário do Govêrno, n. 4, Série I, Ministério da Instrução Pública, Gabinete do Ministro, Lisboa, p. 18-19, 7 jan. 1924a. Disponível em: https://dre.pt/application/dir/pdf1sdip/1924/01/00400/00180019.pdf.Acesso 12 mai. 2019.

PORTUGAL. Portaria n.º 4281, de 20 de novembro de 1924. Determina a reabertura imediata de todas as escolas primárias superiores e cursos complementares. Diário do Govêrno, n. 260, Série I, Ministério da Instrução Pública, Direcção Geral do Ensino Primário e Normal, Lisboa, p. 1750, 20 nov. 1924b. Disponível em: https://dre.pt/application/dir/pdf1sdip/1924/11/26000/17501750.pdf. Acesso em 12 mai. 2019.