Diálogos entre autor e professor: uma leitura da "Arithmetica Elucidativa" de Nelson Benjamim Monção

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Bruno Alves Dassie

Abstract

Atualmente diferentes orientações aos professores sobre o livro didático são elaboradas e publicadas separadamente sob a denominação de manual do professor. No entanto, antes da confecção desse impresso, na década de 1960, é possível encontrar ao longo do livro didático no Brasil orientações destinadas aos docentes. Nessa perspectiva, este artigo tem por objetivo analisar o livro Arithmetica Elucidativa, de Nelson Benjamim Monção, com primeira edição datada em 1923. Consideramos que este livro foi originalmente destinado aos professores, e posteriormente também aos alunos. Mesmo com essa ampliação do destinatário, a leitura dos elementos paratextuais nos leva a um conjunto de orientações de naturezas distintas, utilizadas como estratégias para a constituição de diálogos entre autor e professor.
Palavras-chave: "Arithmetica Elucidativa"; livro didático; manual do professor

Abstract Nowadays different guidelines are elaborated and offered to the teachers under the name of teacher's manuals. Nevertheless, in Brazil, in the late 1960s, before the publication of these brochures, we find some guidance to the teacher in the so called textbooks. From this point of view, this paper seeks an analysis on the book Arithmetica Elucidativa, written by Nelson Benjamim Monção. The first edition dates from 1923. This book was originally dedicated to the teachers, but later also to the students. Even if the receiver group was broaden out, reading the paratextual elements shows a range of guidelines of different natures which were used as strategies for the establishment of a dialogue between the author and the teacher.
Key-words: Arithmetica Elucidativa, textbooks, teacher's manuals
Resumen Actualmente diferentes orientaciones acerca del libro didáctico son elaboradas para los maestros y publicadas de modo separado bajo la denominación de manual del maestro. Sin embargo, antes de la confección de este impreso, en la década de 1960, se puede hallar a lo largo del libro didáctico en Brasil orientaciones destinadas a los docentes. En esta perspectiva, este artículo tiene por meta analizar el libro Arithmetica Elucidativa, de Nelson Benjamin Monção. Su primera edición es de 1923. Consideramos que este libro fue en su origen destinado a los profesores y posteriormente también a los alumnos. Aunque haya una ampliación de destinatarios, la lectura de los elementos paratextuales llévanos a un conjunto de orientaciones de distintas naturalezas, que lo vemos como estrategias para la constitución de diálogos entre autor y maestro. Palabras claves: "Arithmetica Elucidativa". Libro didáctico. Manual del maestro
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How to Cite
Dassie, B. A. (2018). Diálogos entre autor e professor: uma leitura da "Arithmetica Elucidativa" de Nelson Benjamim Monção. Cadernos De História Da Educação, 17(1), 116–138. https://doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-8
Section
Papers
Author Biography

Bruno Alves Dassie, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro). E-mail: badassie@gmail.com