"NOSSOS CONCURSOS" E "A VOZ DA PRÁTICA": A REVISTA DO ENSINO COMO ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MINAS GERAIS (1925-1930)
Main Article Content
Abstract
Analisar a produção de um discurso pedagógico para professores e diretores a partir de uma revista requer considerar determinadas relações das condições de sua produção e confecção. O fato da Revista do Ensino, objeto de análise deste artigo, ser um impresso pedagógico oficial, pressupõe que traços das políticas educacionais mineiras estarão sempre presentes em suas páginas, por meio de estratégias e mecanismos que poderiam ser considerados periféricos, mas que, neste caso, são fundamentais para perceber a composição e transmissão de mensagens que se pretende divulgar e inculcar junto aos professores da rede pública mineira. Neste texto serão analisadas duas importantes seções criadas pelos editores da Revista do Ensino, no período de implementação de uma das mais importantes reformas educacionais já produzidas em Minas, a reforma Francisco Campos. As seções "Nossos Concursos" e "A Voz da Prática" serão analisadas pelo menos de duas formas, a primeira indicando como elas se configuravam em relação a todas as outras seções criadas pelos editores no período de 1925 a 1930. Na segunda, procuro analisar estas duas sessões do ponto de vista da política editorial adotada, enfocando seus objetivos e explicitando que representação de professor-leitor os editores tinham e que propostas de formação foram traçadas a partir dessa concepção.
Downloads
Download data is not yet available.
Article Details
How to Cite
Biccas, M. de S. (2008). "NOSSOS CONCURSOS" E "A VOZ DA PRÁTICA": A REVISTA DO ENSINO COMO ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MINAS GERAIS (1925-1930). Cadernos De História Da Educação, 4. Retrieved from https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/393
Issue
Section
Papers
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).