AS PRÁTICAS CORPORAIS FEMININAS NA ESCOLA CONFESSIONAL SANTA GERTRUDES NO SÉCULO XX
Main Article Content
Abstract
Este artigo realiza uma interpretação das fotografias encontradas na Academia Santa Gertrudes. Essa foi a primeira escola fundada pela Congregação das Beneditinas Missionárias no Estado de Pernambuco, em 1912, reconhecida pelo então governador Rosa e Silva. A narrativa enfatiza o empenho da Igreja Católica em educar o corpo feminino nas escolas confessionais do século XX. E a análise sobre as práticas corporais presentes nessa instituição revelou os cuidados das beneditinas acerca da oferta da ginástica, esportes, jogos e danças, como experimentações que também contribuíram para a transmissão de uma prática discursiva atrelada a valores morais e disciplinadores.
Downloads
Download data is not yet available.
Article Details
How to Cite
Souza, E. F. de, & Lira, M. H. C. (2013). AS PRÁTICAS CORPORAIS FEMININAS NA ESCOLA CONFESSIONAL SANTA GERTRUDES NO SÉCULO XX. Cadernos De História Da Educação, 11(2). Retrieved from https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21705
Issue
Section
Papers
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).