IMPRESSOS: VEÍCULOS DE PUBLICIDADES, FONTES PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Main Article Content

Aline de Morais Limeira

Abstract

Este trabalho teve como objetivo apresentar tipos de fontes específicas para história da educação. Trata-se dos anúncios que circulavam em dois impressos do século XIX: o Jornal do Commercio e o Almanak Laemmert. Destas publicidades, que datam de 1860 a 1880, importou evidenciar o funcionamento das instituições privadas de ensino: os indícios do magistério particular, dos planos de estudos, das questões relativas ao custo da instrução e os espaços físicos daquelas escolas. Somada à estratégia de investigar o que era possível ver acerca dos registros que aqueles colégios faziam circular pela propaganda, tencionou-se investigar a circulação daqueles materiais impressos, ou seja, observou-se que era preciso compreender a materialidade dos impressos e o processo de constituição e de desenvolvimento da própria imprensa do século XIX.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Limeira, A. de M. (2013). IMPRESSOS: VEÍCULOS DE PUBLICIDADES, FONTES PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Cadernos De História Da Educação, 11(2). Retrieved from https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21702
Section
Papers