ARQUITETURA ESCOLAR DE "ESCOLAS EXEMPLARES" EM QUATRO CIDADES BRASILEIRAS: EXPRESSÃO DE PROJETOS DE MODERNIZAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO DE 1880 A 1954
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Analisando a cultura escolar de instituições escolares "exemplares" de quatro cidades brasileiras (Campos do Goytacazes/RJ, Jundiaí/SP, Uberlândia/MG e Campo Grande/MS), de 1880 a 1970, concluiu-se que essas escolas foram produzidas como forma de completar o desenvolvimento dessas cidades. Este artigo analisa como as características arquitetônicas de seus prédios expressam e situam historicamente os projetos de modernização e escolarização dos grupos que nelas se percebiam como "elite". Com traços do movimento estético art nouveau ou eclético, caixas retangulares, adornadas com motivos florais ou formas da arquitetura da antiguidade, dominam o exterior dos edifícios do Liceu de Humanidades de Campos, da escola Conde de Parnaíba, em Jundiaí, e do Colégio Estadual de Uberlândia, construídos entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. A escola de Campo Grande, planejada quando o movimento moderno, embora tardio, dominava a arquitetura brasileira, guarda seus principais elementos: linhas retas e algumas importantes curvas - despojamento nos revestimentos e adornos externos e espaço interno mais funcional. Escolhendo tendências arquitetônicas dominantes em cada momento histórico, as cidades se afirmavam como modernas e preocupadas com a escolarização.
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Pessanha, E. C., & Arruda, . M. V. de. (2009). ARQUITETURA ESCOLAR DE "ESCOLAS EXEMPLARES" EM QUATRO CIDADES BRASILEIRAS: EXPRESSÃO DE PROJETOS DE MODERNIZAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO DE 1880 A 1954. Cadernos De História Da Educação, 7. Retrieved from https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/1882
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