O ambiente escolar para além do espaço físico: análise de suas transformações em diferentes perspectivas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Ana Laura Godinho Lima e Valéria Cazetta, ao organizarem o livro O Ambiente escolar em transformação, publicado pela Editora Alínea, oferecem uma contribuição bastante original e generosa ao campo educacional. Tal originalidade e generosidade pautam-se em algumas características que considero peculiares: versa acerca de uma temática pouco explorada (ambiente escolar), ainda que seja extremamente importante; os/as autores/as são tanto por pesquisadores/as, em diferentes momentos da carreira acadêmica, quanto docentes e discentes que atuam na Educação Básica, aspecto esse que considero remarcável; percepção essa também expressa por Natália Gil, em seu instigante Posfácio. Essa configuração permitiu uma análise do objeto central da obra – ambiente escolar – por várias perspectivas: Educação (especialmente História da Educação e Psicologia da Educação), Medicina, Geografia, Arquitetura, Psicanálise e dos sujeitos que atuam na Educação Básica.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Referências
AQUINO, Julio Groppa; BOTO, Carlota. Inovação pedagógica: Um novo-antigo imperativo. Educação, Sociedade e Culturas, [S. l.], n. 55, p. 13–20, 2019.
AZANHA, José Mário Pires. Uma reflexão sobre a Didática. In: 3º Seminário “A Didática em questão”, v. I. São Paulo: FEUSP, 1985.
ELLARD, Colin. A alma dos lugares – como a paisagem e o ambiente alteram o nosso comportamento e as nossas decisões, 2019.
ESCOLANO, Agustín, VIÑAO FRAGO, António. Arquitetura como programa: espaço-escola e currículo. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, n° 1, jan./jun., 2001, p. 9-43.
LIMA, Ana Laura Godinho; CAZETTA, Valéria (orgs.). O Ambiente escolar em transformação. Campinas, SP: Alínea, 2022.