As marcas da expansão do ensino secundário: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (1942-1961)

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Kevin Lino de Oliveira Oliveira
Sergio Roberto Chaves Junior

Resumo

Texto sistematiza os resultados de investigações realizadas por pesquisadores e pesquisadoras da Região Sul do país, somando aos esforços do projeto “Ensino Secundário no Brasil em Perspectiva Histórica e Comparada (1942-1961)”, o qual teve como objetivo geral analisar as políticas governamentais, federais, estaduais e municipais para o ensino secundário, em perspectiva comparada. Projeto mobilizou documentos governamentais, dados estatísticos sobre o ensino secundário, além de um conjunto de documentação de natureza escolar. No que se refere aos estados do Paraná, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul, as pesquisas permitem estabelecer aproximações (e contrastes) dos processos de expansão do ensino secundário nesses estados, especialmente com relação aos seguintes aspectos: o crescimento populacional e a interiorização como vetores da expansão do ensino secundário; os investimentos do poder público na criação/ampliação de uma rede de estabelecimentos; e as ações das instituições privadas e/ou confessionais.

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Como Citar
Oliveira, K. L. de O., & Chaves Junior, S. R. (2023). As marcas da expansão do ensino secundário: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (1942-1961). Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e–197. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-197
Seção
Dossiê 3 - História Comparada do Ensino Secundário: renovação da historiografia por comparações, transições, massificações e traduções
Biografia do Autor

Kevin Lino de Oliveira Oliveira, Universidade Federal do Paraná (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-3932-1122
http://lattes.cnpq.br/0565628990056894
kevin-lion13@hotmail.com

Sergio Roberto Chaves Junior, Universidade Federal do Paraná (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-2845-2776
http://lattes.cnpq.br/4450086635319518
sergiojunior79@ufpr.br

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