As marcas da expansão do ensino secundário: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (1942-1961)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Texto sistematiza os resultados de investigações realizadas por pesquisadores e pesquisadoras da Região Sul do país, somando aos esforços do projeto “Ensino Secundário no Brasil em Perspectiva Histórica e Comparada (1942-1961)”, o qual teve como objetivo geral analisar as políticas governamentais, federais, estaduais e municipais para o ensino secundário, em perspectiva comparada. Projeto mobilizou documentos governamentais, dados estatísticos sobre o ensino secundário, além de um conjunto de documentação de natureza escolar. No que se refere aos estados do Paraná, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul, as pesquisas permitem estabelecer aproximações (e contrastes) dos processos de expansão do ensino secundário nesses estados, especialmente com relação aos seguintes aspectos: o crescimento populacional e a interiorização como vetores da expansão do ensino secundário; os investimentos do poder público na criação/ampliação de uma rede de estabelecimentos; e as ações das instituições privadas e/ou confessionais.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Referências
BRASIL. Lei n°. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1961. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024compilado.htm. Acesso em: 15 nov. 2022.
CHAVES JUNIOR, S. R. Ensino secundário no Paraná: expansão e transformação (1940/1950). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v.29, n.59, p. 295-309, out. 2020. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p295-309
DALLABRIDA, N. A fabricação escolar das elites: o Ginásio Catarinense na Primeira República. Florianópolis: Cidade Futura, 2001.
DALLABRIDA, N. Privatização e elitização do ensino secundário em Santa Catarina (final do século XIX-meados do século XX). In: VALLE, I. R. Ensino Médio em Santa Catarina: histórias, políticas, tendências. Florianópolis: Cidade Futura, 2006. p.117-140.
DALLABRIDA, N. O Público e o privado no Ensino Secundário em Santa Catarina (1945-1961). Revista de Educação Pública, v. 20, n. 42, p. 145-159, 2011.
DALLABRIDA, N.; CARMINATI, C. J. (Orgs.). O tempo dos ginásios: ensino secundário em Santa Catarina (final do século XIX-meados do século XX). Campinas: Mercado de Letras, 2007.
DALLABRIDA, N; VIEIRA, L. O subcampo do ensino secundário em Santa Catarina (1942-1961). Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v.29, n.59, p. 30-42, out. 2020. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p30-42
DALLABRIDA, N.; VIEIRA, L. A expansão do ensino secundário em Santa Catarina e a predominância dos colégios confessionais (1942-1961). In: PESSANHA, E. C.; SILVA, F. C. T. (Orgs.). Implantação e expansão regional do ensino secundário brasileiro, v. 1. Campo Grande: Ed. Oeste, 2021, p. 273-288.
DIRETORIA DO ENSINO SECUNDÁRIO (DESe). Relação dos estabelecimentos de ensino secundário. Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES). Rio de Janeiro: MEC/DESe/CADES, 1955.
DIRETORIA DO ENSINO SECUNDÁRIO (DESe). Estabelecimentos de Ensino Secundário em funcionamento até 31 de dezembro de 1957. Seção de Prédios e Aparelhamento Escolar. Rio de Janeiro: MEC/DESe, 1957.
DIRETORIA DO ENSINO SECUNDÁRIO (DESe). Estabelecimentos de Ensino Secundário em funcionamento no Brasil até 1959 (inclusive). Seção de Prédios e Aparelhamento Escolar. Rio de Janeiro: MEC/DESe, 1959.
DIRETORIA DO ENSINO SECUNDÁRIO (DESe). Relação dos estabelecimentos de ensino secundário. Endereços e entidades mantenedoras. Seção de Prédio e Aparelhamento escolar. Rio de Janeiro: MEC/DESe, 1960.
GATTI, G.; GATTI JÚNIOR, D. A expansão do ensino secundário em Minas Gerais (1942-1961). In: PESSANHA, E. C.; SILVA, F. C. T. (Orgs.). Implantação e expansão regional do ensino secundário brasileiro, v.1. Campo Grande: Ed. Oeste, 2021, p. 179-201.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Anuário Estatístico do Brasil (Ano VII - 1946). Rio de Janeiro, 1947.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Anuário Estatístico do Brasil (Ano XIV - 1953). Rio de Janeiro, 1953.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Sinopse estatística do ensino médio: 1960. Rio de Janeiro, 1960.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Sinopse do censo demográfico: 2010. Rio de Janeiro, 2011.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (INEP). O ensino secundário no Brasil em 1945. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), Rio de Janeiro, v. 6, n. 17, p. 283-310, nov. 1945.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (INEP). O Ensino Superior e Médio do Brasil. Relação dos estabelecimentos de ensino em funcionamento no país no 2° semestre de 1947. Rio de Janeiro, INEP, 1948.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (INEP). O Ensino Superior e Médio do Brasil. Relação dos estabelecimentos de ensino em funcionamento no país no 2° semestre de 1949. Rio de Janeiro, INEP, 1951.
OLIVEIRA, K. L.; CHAVES JUNIOR, S. R. História(s) do ensino secundário no Paraná (1942-1961): um estado da arte. HOLOS, v.3, p.1-19, maio 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2020.9689
OLIVEIRA, K. L.; CHAVES JUNIOR, S. R. História(s) do ensino secundário paranaense: sobre o estado da arte e o processo de expansão (1942-1961). In: PESSANHA, E. C.; SILVA, F. C. T. (Orgs.). Implantação e expansão regional do ensino secundário brasileiro, v. 1. Campo Grande: Ed. Oeste, 2021, p. 257-272.
PESSANHA, E.C.; SILVA, F.C.T. (Orgs.). Implantação e expansão regional do ensino secundário brasileiro, v.1. Campo Grande: Ed. Oeste, 2021, DOI: https://doi.org/10.51911/9786599020087
PILOTTO, E. A educação no Paraná: síntese sobre o ensino público elementar e médio. Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar (CILEME), nº 3. Rio de Janeiro: MEC/INEP/CILEME, 1954.
SILVA, F. C. T. Estudo comparado: fundamentos teóricos e ferramentas de investigação. Educação & Pesquisa, v.45, e193081, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945193081
SILVA, F. C. T. História comparada da educação: das aproximações à (de)composição do estudo comparado. In: PESSANHA, E. C.; SILVA, F. C. T. (Orgs.). Implantação e expansão regional do ensino secundário brasileiro, v. 1. Campo Grande: Ed. Oeste, 2021, p. 57-69.
SOUZA CHALOBA, R. F. Cruzando fronteiras regionais: repensando a história comparada da educação em âmbito nacional. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 21, n. 67, p. 833-850, dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216743
TAMBARA, E.; ARRIADA, E.; AMARAL, G. L. O ensino secundário no Rio Grande do Sul - 1940-1960: notas introdutórias. In: PESSANHA, E. C.; SILVA, F. C. T. (Orgs.). Implantação e expansão regional do ensino secundário brasileiro, v. 1. Campo Grande: Ed. Oeste, 2021, p. 289-307.