Efeito Escola: Um debate histórico em defesa de um olhar otimista sobre o ensino

Conteúdo do artigo principal

Bruno Franciso Batista Dias
Deborah Moraes Zouain

Resumo

O efeito escola, entendido como a parcela de responsabilidade que a escola agrega ao aprendizado dos estudantes, tem sido tema de profundo debate no campo dos estudos sociais ao longo das últimas décadas. No entanto, o assunto ainda é pouco compreendido, sendo comum encontrar textos que argumentam suas teses com concepções conflitantes de teóricos dessa temática. De certo modo, há uma grande dualidade de pensamento sobre o tema: de um lado, uma parcela de pesquisadores que defendem que a escola não é capaz de transpor a barreira dos fatores sociológicos; de outro, os que apontam importante influência da escola na aprendizagem dos estudantes, mesmo em contextos desafiadores. Nesse trabalho, defendendo a ideia de que existe, sim, o efeito escola, revisitamos a história desse tema, confrontando as suas principais teorias já concebidas e contextualizando-as com a realidade da educação pública básica brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Dias, B. F. B., & Zouain, D. M. (2023). Efeito Escola: Um debate histórico em defesa de um olhar otimista sobre o ensino. Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e187. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-187
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Bruno Franciso Batista Dias, Universidade do Grande Rio (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-9037-9592
http://lattes.cnpq.br/7505456729576385
brunofbd@id.uff.br

Deborah Moraes Zouain, Universidade do Grande Rio (Brasil)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq
https://orcid.org/0000-0003-4813-9741
http://lattes.cnpq.br/3862323454964593
deborahzouain@gmail.com

Referências

ALMEIDA, Lenildes Ribeiro Silva. Pierre Bourdieu: a transformação social no contexto de "A reprodução". Revista Inter-Ação, v.30, n.1, p.139-155, 2005.

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. Trad. Joaquim José de Moura Ramos. Lisboa: Presença/Martins Fontes, 1970.

BAUDELOT, C.; ESTABLET, R. L'école capitaliste en France. Paris: Maspéro, 1971.

BAUDELOT, C.; ESTABLET, R. L'école primaire divise. Paris: Maspéro, 1975.

BERNARDO, Joyce Santana; DE ALMEIDA, Fernanda Maria; NASCIMENTO, Ana Carolina Campana. Qualidade geral da educação municipal e as influências dos gastos públicos. Education Policy Analysis Archives, v.28, n.1, p.12, 2020. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.28.4696

BÖHM, Steffen. Movements of Theory and Practice. Ephemera: Critical Dialogues on Organization, v.2, n.4, p.328-351, 2002.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 10ª. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. 13ª. ed. Petrópolis: Vozes, 1998

BOURDIEU, Pierre. Pierre Bourdieu entrevistado Maria Andréa Loyola. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2002.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 6ª. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

BOURDIEU, Pierre. A distinção crítica social do julgamento. Edusp, 2007.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

BRESSAN, Renan Gonçalves. Cultura, história e instituição escolar: a Escola Alemã de Vila Mariana e o cenário educacional paulista. Cadernos de História da Educação, v.12, n.2, p.619-638, 2013.

BROOKE, Nigel; CUNHA, Maria Amália de A.; FALEIROS, Matheus. A avaliação externa como instrumento da gestão educacional nos estados. Estudos & Pesquisas Educacionais, São Paulo, v.2, n.5, p. 7-79, 2011.

CAVALCANTI, Maria Fernanda Rios; ALCADIPAN, RAFAEL. Em defesa de uma crítica organizacional pós-estruturalista: recuperando o pragmatismo foucaultiano-deleuziano. Administração: Ensino e Pesquisa, v.12, n.4, p.557-582, 2011. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n4.138

CHICAGO, University. Obituary: James Coleman, Sociology. 1995. Disponível em: http://www.chronicle.uchicago.edu/950330/coleman.shtml.Acesso em: 12 jan. 2022.

COLEMAN, J.S. Equality of Educational Opportunity. Washington: US Government Printing Office, 1966.

CORTELLA, Mario Sergio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez, 1998.

DA SILVA, Rafael Furtado; MESQUIDA, Peri. Paulo Freire: uma educação do cuidado da vida, do diálogo e do amor ao mundo. Olhar de Professor, v.25, n. esp. p.1-18, 2022. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.17035.006

DA SILVA NETO, Francisco Bezerra. SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 1999, 105p. Revista Conexões de Saberes, v.4, n.1, p.66-69, 2021.

DAY, Christopher; SAMMONS, Pam; HOPKINS, David; HARRIS, Alma; LEITHWOOD, Kennedy; GU, Qing; BROWN, Eleanor; AHTARIDOU, Elpina; KINGTON, Alison. The Impact of School Leadership on Pupil Outcomes - Final Report. Nottingham: University of Nottingham, 2011a.

DAY, Christopher; SAMMONS, Pam; LEITHWOOD, Kennedy; HOPKINS, D.; GU, Q.; BROWN; E.; AHTARIDOU, E. School Leadership and Student Outcomes: Building and Sustaining Success. Buckingham: Open University Press, 2011b.

DAY, Christopher; GU, Qing; SAMMONS, Pam. The impact of leadership on student outcomes: How successful school leaders use transformational and instructional strategies to make a difference. Educational Administration Quarterly, v.52, n.2, p.221-258, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/0013161X15616863

DE JESUS, Viviane Moisés Silva. No chão da escola: desafios e transformações da educação brasileira e seus impactos sobre o labor educacional contemporâneo. In: Seminário Formação docente: intersecção entre universidade e escola. Anais. v.4, n.4, p.1-12, 2021.

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992.

DIAS, Bruno Francisco Batista. Efeito Escola na Educação Pública Brasileira. Dissertação. Universidade Federal Fluminense. Volta Redonda, 2017.

DIAS, Bruno Francisco Batista; BALOG, Daniela Longobucco Teixeira. Práticas organizacionais na pós-graduação stricto sensu em tempos de pandemia. Revista Cocar, v.15, n.33, p.1-15, 2021.

DOWNEY, Douglas B.; CONDRON, Dennis J. Fifty years since the Coleman Report: Rethinking the relationship between schools and inequality. Sociology of Education, v.89, n.3, p.207-220, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/0038040716651676

ENGELS, Friedrich; MARX, Karl; PLEKHANOV, Georgiĭ Valentinovich. Ludwig Feuerbach and the end of classical German philosophy. Berlin: Electric Book Company, 2001.

ESPINOZA FREIRE, Eudaldo Enrique; LÓPEZ CRESPO, Ginesa Ana; RAD CAMAYD, Yohandra. O desenvolvimento profissional do professor como factor associado à qualidade educacional e ao desempenho escolar. Conrado, v.17, n.82, p.68-76, 2021.

FERGUSON, Ronald F. Racial patterns in how school and teacher quality affect achievement and earnings. Challenge Online, v.2, n.1, p.1-36, 1991.

FREIRE, Paulo. Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da libertação em Paulo Freire. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2008.

FREITAS, Luis Carlos de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Papirus, 1995.

GADOTTI, Moacir. Educação popular e educação ao longo da vida. 2016. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org/handle/7891/10020. Acesso em: 15 dez. 2021.

GARCIA, Ricardo Alexandrino; RIOS-NETO, Eduardo Luiz Gonçalves; MIRANDA-RIBEIRO, Adriana de. Efeitos rendimento escolar, infraestrutura e prática docente na qualidade do ensino médio no Brasil. Revista Brasileira de Estudos de População, v.38, n.2, p.152-184, 2021. DOI: https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0152

GOLDHABER, Dan D.; BREWER, Dominic J. Why don't schools and teachers seem to matter? Assessing the impact of unobservables on educational productivity. Journal of Human Resources, v.10, n.5, p.505-523, 1997. DOI: https://doi.org/10.2307/146181

GULLAR, F. Cultura popular. In: FÁVERO, O. (Org.). Cultura popular, educação popular: memória dos anos 60. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

HANUSHEK, Eric A., RIVKIN, Steven G., TAYLOR, Lori L. Aggregation and the estimated effects of school resources. Review of Economics and Statistics, v.78, n.4 (November), p.611-627. 1986. DOI: https://doi.org/10.2307/2109949

HANUSHEK, Eric A. The impact of differential expenditures on school performance. Educational researcher, v.18, n.4, p.45-62, 1989. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X018004045

HANUSHEK, Eric A. Making schools work: improving performance and controlling costs. Washington, D.C.: The Brookings Institution, 1994.

HANUSHEK, Eric A. Economic outcomes and school quality. International Academy of Education. International Institute for Educational Planning. Belgium/France: Stedi Média, 2005.

HANUSHEK, Eric A., WÖßMANN, Ludger. Education Quality and Economic Growth. The International Bank for Reconstruction and Development/The World Bank. Washington DC, 2007.

HANUSHEK, Eric A. Economic growth in developing countries: The role of human capital. Economics of Education Review, v.37, p.204-212, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2013.04.005

HANUSHEK, Eric A. Education and the nation's future. In: SHULTZ, George P. Blueprint for America. Stanford, California: Hoover Institution Press Publication, p. 89-108, 2016.

HANUSHEK, Eric A.; RIVKIN, Steven G.; TAYLOR, Lori L. Aggregation and the estimated effects of school resources. National Bureau of Economic Research, 1996. DOI: https://doi.org/10.3386/w5548

HANUSHEK, Eric A.; WOESSMANN, Ludger. The economics of international differences in educational achievement. In: Handbook of the Economics of Education. Munique: Elsevier, 2011. DOI: https://doi.org/10.3386/w15949

HANUSHEK, Eric A.; WÖßMANN, Ludger. Schooling, educational achievement, and the Latin American growth puzzle. Journal of Development Economics, v.99, n.2, p.497-512, 2012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jdeveco.2012.06.004

HOXBY, Caroline M. The immensity of the Coleman data project: gaining clarity on the report's flaws will improve future research. Education Next, v.16, n.2, p.64-70, 2016.

KANTOR, Harvey; LOWE, Robert. Introduction: What difference did the Coleman Report make? History of Education Quarterly, v.57, n.4, p.570-578, 2017. DOI: https://doi.org/10.1017/heq.2017.32

LEITHWOOD, Kenneth. ¿Cómo liderar nuestras escuelas? Aportes desde la investigación. Chile: Área de Educación, 2009.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar em Revista, v.1, n.17, p.153-176, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.226

MICELI, Sergio. A recepção de Pierre Bourdieu no Brasil: Circunstâncias e Mediadores. Sociologias Plurais, v.7, n.3, p.14-27, 2021. DOI: https://doi.org/10.5380/sclplr.v7i3.82249

MENEZES, Daniel Teixeira de. Análise do efeito escola sob as lentes de Pierre Bourdieu. Dissertação. Universidade Federal Fluminense. Volta Redonda, 2018.

MENEZES, Daniel Teixeira de; MORAES, Joysi; DIAS, Bruno. Francisco Batista. Efeito escola na educação básica: observações a partir da perspectiva bourdieusiana. Revista Temas em Educação, [S. l.], v.29, n.1, p.1-18, 2020. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n1.47642

MISOCZKY, Maria Ceci; MORAES, Joysi. Práticas organizacionais em escolas de movimentos sociais. Porto Alegre: Dacasa, 2011.

MORAES, Joysi; DIAS, Bruno Francisco Batista; MARIANO, Sandra RH. The Effectiveness of Public Investment in Basic Education in Brazil. Revista Organizações em Contexto, v.16, n.31, p.1-32, 2021. DOI: https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v16n31p1-32

MORAES, Joysi; MENEZES, D.T.; DIAS, Bruno Francisco Batista. Uma análise contextualizada dos resultados das escolas públicas brasileiras. Revista Meta: Avaliação, v.11, n.31, p.67-96, 2019. DOI: https://doi.org/10.22347/2175-2753v11i31.1797

MORAES, Joysi; MANOEL, Marcelo Viana; DIAS, Bruno Francisco Batista; MARIANO, Sandra Regina Holanda Mariano. Prácticas Organizativas en las Escuelas Públicas de Alto Rendimiento en Brasil. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v.18, n.1, p.5-25, 2020. DOI: https://doi.org/10.15366/reice2020.18.1.001

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Cortez Editora, 2017.

PAYNE, Kevin J.; BIDDLE, Bruce J. Poor school funding, child poverty, and mathematics achievement. Educational researcher, v.28, n.6, p.4-13, 1999. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X028006004

PENA, Anderson Córdova. Escala de Liderança Escolar. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2011.

RUTTER, Michael. Fifteen thousand hours: Secondary schools and their effects on children. Massachusetts: Harvard University Press, 1979.

SALEJ, Silvio. Quarenta anos do Relatório Coleman: capital social e educação. Educação Unisinos, v.9, n.2, p.116-129, 2005.

SAVIANI, Dermeval. As teorias da educação e o problema da marginalidade. In: Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32ª. ed. Campinas: Autores Associados, 1999.

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classe e a educação escolar. Germinal: Marxismo e educação em debate, v.5, n.2, p.25-46, 2013. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9697

SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2020.

SILVA, Rosanna Maria Araújo Andrade. Sedentarismo dos indicadores educacionais. Linha Mestra, v.4, n.44, p.4-10, 2021. DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2021n44p4-10

SNYDERS, George. Escola, classe e luta de classes. Lisboa: Moraes, 1977.