Sob as torres sineiras da Candelária: escolarização em uma freguesia urbana da capital brasileira (1870)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo, cujo recurso teórico-metodológico está centrado na perspectiva das variações de escala, com recorte geográfico específico e investimento na análise de singularidades locais, pretende analisar aspectos relacionados ao processo de escolarização da capital brasileira no século XIX. Para isso, selecionou como objeto de análise algumas fontes e vestígios documentais da década de 1870, referentes às experiências, sujeitos, instituições e dados estatísticos da História da Educação de uma freguesia urbana da Corte Imperial, cujo nome é Candelária. Desta feita, apreendeu importantes reflexões acerca do que pode ser considerado ímpar ou similar em relação à freguesia da Candelária e das demais freguesias urbanas e rurais da Corte Imperial, no que concerne aos assuntos da Instrução.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Referências
ABREU, Mauricio de. Evolução Urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Instituto Pereira Passos, 2013.
BASTOS, Maria Helena Camara. Reminiscências de um tempo escolar. Memórias do professor Coruja. Revista Educação em Questão, Natal, v.25, n.11, p.157-189, jan./abr. 2006.
BORGES, Angélica. Ordem no ensino: A inspeção de professores primários na Capital do Império brasileiro (1854-1865). 2008. 288f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
BORGES, Angélica. A urdidura do magistério primário na Corte Imperial: um professor na trama de relações e agências. 2014. 415f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
BOSCHI, Caio César. Os leigos e o poder: irmandades leigas e política colonizadora em Minas Gerais. São Paulo: Editora Ática,1986.
COARACY, Vivaldo. Memórias da Cidade do Rio de Janeiro. São Paulo: Itatiaia, 1988.
FERREIRA, João da Costa. A cidade do Rio de Janeiro e o seu Termo: ensaio urbanológico. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1933.
FERREIRA, Maria Isadora Caldas; SOARES, Flávia dos Santos. O lugar da mulher na produção de material escolar: análise de impressões jornalísticas do século XIX sobre livros didáticos de Guilhermina de Azambuja Neves. In: 2º Encontro Nacional História e Parcerias, 2, 2019, Rio de Janeiro. Anais..., Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2019.
FRIDMAN, Fania. Donos do Rio em Nome do Rei. Rio de Janeiro: Garamond, 2017.
GIL, Natália de Lacerda. A produção dos números escolares (1871-1931): contribuições para uma abordagem crítica das fontes estatísticas em História da Educação. Revista Brasileira de História. São Paulo, v.29, n.58, p.341-358, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-01882009000200005
GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra Frota Martinez de. Educação, poder e sociedade no Império Brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.
GONDRA, José Gonçalves. Telescópio, microscópio, incertezas: Jacques Revel na história e na história da educação. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira e FARIA FILHO, Luciano Mendes de (Orgs.). Pensadores Sociais e História da Educação, volume 2, Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
LIMEIRA, Aline de Morais. O comércio da instrução no século XIX: colégios particulares, propagandas e subvenções públicas. 2010. 282f. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
LIMEIRA, Aline de Morais; GONDRA, José Gonçalves. Nas escolas da capital brasileira: matrículas nas freguesias urbanas e rurais (1870). In: LIMA, Alexandra, LIMEIRA, Aline, LEONARDI, Paula. Um mar de escolas: instituições e pesquisas na História da Educação. Rio
de Janeiro: Editora Appris, 2022
REVEL, Jacques (org.). Jogos de Escala: a experiência da microanálise. Tradução Dora Rocha. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.
REVEL, Jacques. Micro-História, macro-história: o que as variações de escala ajudam a pensar em um mundo globalizado. In: Revista Brasileira de Educação, v.15 n.45 set./dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782010000300003
SANTOS, Aline Machado dos. Entre o soar do sino e as transações comerciais: as escolas primárias da Freguesia Urbana da Candelária (Capital Brasileira, 1870-1889). 2020. 284f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
SANTOS, Francisco Agenor Noronha. As Freguesias do Rio Antigo: vistas por Noronha Santos. Rio de Janeiro: Edições O Cruzeiro, 1965.
SANTOS, Francisco Agenor Noronha. Crônicas da Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Padrão livraria e Editora,1981.
SENRA, Nelson. Uma breve história das estatísticas brasileiras (1822-2002). Rio de Janeiro: IBGE, 2009.
SCHUELER, Alessandra Frota Martinez de. Entre escolas domésticas e palácios: culturas escolares e processos de institucionalização da instrução primária na cidade do Rio de Janeiro (1870-1890). Revista Educação em Questão, Rio Grande do Norte, v.23, n.9, p.160-184, maio/ago, 2005.
SCHUELER, Alessandra Frota M. de; TEIXEIRA Giselle Baptista. Civilizar a infância: moral em lições no livro escolar de Guilhermina de Azambuja Neves (Corte imperial, 1883). Revista de Educação Pública, Cuiabá, v.17, n.35, p.563-577, set.-dez. 2008.
SCHUELER, Alessandra; TEIXEIRA, Gisele. Livros para a escola primária carioca no século XIX: produção e circulação e adoção de textos escolares de professores. Revista Brasileira de História da Educação, v.9, n.20, 137-164, 2009.
PASCHE, Aline de Morais Limeira. Entre o trono e o altar: sujeitos, instituições e saberes escolares na capital do império brasileiro (1860 a 1880). Tese. (Doutorado em Educação) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
TEIXEIRA, Gisele. O Grande Mestre da Escola: Os livros de leitura para a Escola Primária da Capital do Império Brasileiro. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2008.