Reflexões sobre os processos de feminização e profissionalização do magistério rural mexicano no período de unidade nacional

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Oresta López

Resumo

Durante o governo de Manuel Ávila Camacho (1940-1946), foi promovida uma política denominada Unidade Nacional, em nome da qual se impuseram acordos internos para fortalecer o Estado, no contexto da 2ª. Guerra Mundial, à qual o México aderiu. Para a educação rural, significou um importante deslocamento à direita, um retrocesso nas políticas reformistas, socialistas, feministas e agrárias do período cardenista. Neste artigo, analisam-se os antecedentes e os desafios educacionais da profissionalização do magistério rural e dá visibilidade à sindicalização controlada pelo Estado, bem como a precariedade e feminização desse grêmio, sendo os professores ds escolas rurais considerados fundamentais para a alfabetização e pacificação do país. Nesse sentido, temos dados concretos sobre a feminização da educação rural; referências analíticas para compreender esses processos em conjunto com a ideologia da unidade nacional e narrativas que demonstram a aplicação dessas políticas na vida das professoras rurais e suas resistências a essas políticas.

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Detalhes do artigo

Como Citar
López, O. (2023). Reflexões sobre os processos de feminização e profissionalização do magistério rural mexicano no período de unidade nacional. Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e149. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-149
Seção
Dossiê 1 - História da formação e do trabalho de professoras e professores de escolas rurais (1940-1970)
Biografia do Autor

Oresta López, El Colegio de San Luis (Mexico)

https://orcid.org/0000-0003-0994-4545
oresta.lopez@colsan.edu.mx

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