A Pedagogia com Personalidade de Pierre Faure: receção em Portugal e estudo de caso

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Joaquim Pintassilgo
José Eduardo Franco
Rita Balsa Pinho

Resumo

O presente artigo tem como principal finalidade refletir sobre a receção da pedagogia personalizada e comunitária de Pierre Faure em Portugal a partir dos anos 60 do século XX. Usaremos para tal o caso do colégio de S. Miguel, fundado em Fátima em 1962, e a trajetória do seu primeiro diretor, o padre Joaquim Rodrigues Ventura. Foi o ideário pedagógico de Faure que serviu de fonte de inspiração à construção do projeto educativo do colégio, possibilitando a sua afirmação como paradigma de “escola católica” e como referência de inovação no panorama educativo português.

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Como Citar
Pintassilgo, J., Franco, J. E., & Pinho, R. B. (2022). A Pedagogia com Personalidade de Pierre Faure: receção em Portugal e estudo de caso. Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e112. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-112
Seção
Dossiê 3 - A pedagogia personalizada e comunitária no espaço ibero-americano (1950-1970)
Biografia do Autor

Joaquim Pintassilgo, Universidade de Lisboa (Portugal)

https://orcid.org/0000-0001-7685-7367
japintassilgo@ie.ulisboa.pt

José Eduardo Franco, Universidade Aberta (Portugal)

https://orcid.org/0000-0002-5315-1182
eduardofranco.cidh@gmail.com

Rita Balsa Pinho, Universidade de Lisboa (Portugal)

https://orcid.org/0000-0002-3885-8999
pinho.balsa.rita@gmail.com

Referências

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Fonte oral

Entrevista gravada ao Padre Joaquim Ventura conduzida pelos autores deste artigo, 9 de outubro de 2020.

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