Alguns subsídios para a compreensão da educação de surdos espanhola: indícios históricos e legais

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Daiane Natalia Schiavon
https://orcid.org/0000-0001-5996-3977
Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi
https://orcid.org/0000-0003-1250-3767

Resumo

A educação de alunos surdos se tornou um tema muito importante nas discussões acadêmicas de vários países e, perpassando tais debates, evidencia-se o contexto histórico e legal emergente dos mesmos. Este caráter internacional possibilita uma perspectiva de aproximação entre diferentes contextos, em especial no espanhol, dado que foi neste cenário que se iniciou a educação de surdos. Desse modo, esta pesquisa objetivou oferecer subsídios históricos e legais para a compreensão da educação de surdos espanhola, além de caracterizar as abordagens comunicativas presentes nesse contexto. Utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental enquanto caminho metodológico para este estudo. Os resultados apontaram o intenso debate em torno das políticas públicas voltadas para este alunado e das modalidades linguísticas utilizadas em seu processo educativo e, por isso, consideramos a importância do equilíbrio entre os distintos posicionamentos.

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Como Citar
Schiavon, D. N. ., & Hayashi, M. C. P. I. . (2020). Alguns subsídios para a compreensão da educação de surdos espanhola: indícios históricos e legais. Cadernos De História Da Educação, 20(Contínua), e006. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-6
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Daiane Natalia Schiavon, Universidade Federal de São Carlos (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-5996-3977
http://lattes.cnpq.br/5251454508333127
daia_schiavon@yahoo.com.br

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Universidade Federal de São Carlos (Brasil)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq
https://orcid.org/0000-0003-1250-3767
http://lattes.cnpq.br/7263318849588556
dmch@ufscar.br

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