Avaliação escolar: uma contribuição sócio-histórica para o estudo da atribuição de notas

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Natália de Lacerda Gil

Resumo

A atribuição de notas ou conceitos aos alunos é prática cotidiana nas escolas, embora tenhamos muito pouco conhecimento sobre os critérios efetivamente mobilizados pelos professores nesses processos e conheçamos ainda pouco acerca da história desse aspecto da cultura escolar. Assim, no presente trabalho busco contribuir com a história da avaliação principalmente do ponto de vista teórico, focalizando, em diálogo com estudos sociológicos, a dimensão classificatória envolta na escala de excelência escolar que a atribuição de notas permite formular. A fim de exemplificar a potencialidade do exame de fontes constituídas a partir da escrituração escolar, apresento a análise de fichas de notas de uma escola católica de Porto Alegre entre 1957 e 1964. Articulando-se a estudos já desenvolvidos sobre o tema na História da Educação, neste trabalho explicito o detalhamento e a busca de precisão e objetividade perceptíveis na quantificação dos desempenhos escolares e no debate pedagógico acerca da questão.

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Como Citar
Gil, N. de L. . (2020). Avaliação escolar: uma contribuição sócio-histórica para o estudo da atribuição de notas. Cadernos De História Da Educação, 19(3), 923–941. https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-16
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Natália de Lacerda Gil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-0818-4858
http://lattes.cnpq.br/8340007478393697
natalia.gil@uol.com.br

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