A educação formativa e a docência de uma professora de crianças (1937-1971)

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Marta Maria de Araújo
https://orcid.org/0000-0001-5820-9462
Hercília Maria Fernandes
https://orcid.org/0000-0002-5927-5629

Resumo

A formação pedagógica e a docência profissional da prof.ª Marinete Gomes Bezerra, nos anos de 1937-1940 (Escola Normal de Natal) e de 1941-1971 (escolas públicas urbanas e rural), respectivamente, são objetos de reflexão histórica do presente trabalho. Para a análise das fontes documentais (livro de reminiscências, legislação educacional, registro de diploma, programa de ensino), tornou-se pertinente o entendimento metodológico definido por Catani (2000), para que se procedesse a uma análise simultânea e integrada das dimensões teóricas e práticas – formação e docência – nas instituições de estudo e de trabalho, e para além dos saberes disciplinares. A constação conclusiva é que a dimensão teórica e a dimensão prática da formação pedagógica e da docência profissional da prof.ª Marinete efetuaram-se pela interlocução com uma literatura institucionalizada das ciências da educação. Por conseguinte, culminando na complexidade de uma formação relativamente completa para efetivar a educação integral da criança-aluna da escola pública.

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Como Citar
Araújo, M. M. de ., & Fernandes, H. M. . (2020). A educação formativa e a docência de uma professora de crianças (1937-1971). Cadernos De História Da Educação, 19(3), 890–902. https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-14
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marta Maria de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-5820-9462
http://lattes.cnpq.br/6905794496420579
martaujo@uol.com.br

Hercília Maria Fernandes, Universidade Federal de Campina Grande (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-5927-5629
http://lattes.cnpq.br/5652804027020933
fernandeshercila@hotmail.com

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