O valor educativo da história da filosofia no discurso de John Dewey
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem por objetivo ampliar o entendimento e o alcance das teses filosóficas e educacionais de John Dewey, as situando no interior da tradição discursiva retórica derivada da Sofística. Para isso, faz-se primeiramente o exame quantitativo das ocorrências da expressão “history of philosophy”, passando em seguida à análise qualitativa do tema “história da filosofia” nas obras publicadas em The collected works of John Dewey: 1882-1953 (Southern Illinois University at Carbondale, EUA). Esse exame revela duas características que permitem associar Dewey à tradição retórica: o valor educativo atribuído ao estudo da história e uma forma de argumentar baseada na genealogia de fatos e conceitos. Tendo por base as teses de Dewey sobre estética e sua conceituação de experiência, o artigo é finalizado com a proposta de uma história criativa da filosofia e da educação.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Referências
COSTA-LOPES, Viviane; CUNHA, Marcus Vinicius. A função argumentativa da física no discurso filosófico de John Dewey. Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 8, n. 17, p. 1-13, 2011.
CRICK, Nathan. Democracy and rhetoric: John Dewey on the arts of becoming. Columbia: University of South Carolina, 2010.
CRUZ, Paulo Fernando Aleixo; CUNHA, Marcus Vinicius. A história da filosofia no discurso de John Dewey sobre a moral. Perspectiva, Florianópolis, v. 34, n. 1, p. 286-304, jan./abr. 2016. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p286
CUNHA, Marcus Vinicius. Educador e filósofo da democracia. In: REGO, Teresa Cristina (Org.). John Dewey: as origens da educação progressiva. São Paulo: Segmento, 2018a. p. 1-18.
CUNHA, Marcus Vinicius. Uma filosofia da experiência. In: REGO, Teresa Cristina (Org.). John Dewey: as origens da educação progressiva. São Paulo: Segmento, 2018b. p. 25-40.
CUNHA, Marcus Vinicius; SACRAMENTO, Leonardo Freitas. Os gregos nas estratégias argumentativas de John Dewey. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 35, p. 278-289, maio/ago. 2007. https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000200008
DEWEY, John. The late Professor Morris. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Early Works, 1882-1898. v. 3: 1889-1892. Electronic Edition, 1889/2003. p. 3-14.
DEWEY, John. Dictionary of philosophy and psychology. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Middle Works, 1899-1924. v. 2: 1902-1903. Electronic Edition, 1902/2003. p. 166-167; 191-203; 237-245.
DEWEY, John. Intelligence and morals. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Middle Works of John Dewey, 1899-1924. Volume 4: 1907-1909. Electronic Edition, 1908/2003. p. 32-50.
DEWEY, John. History for the educator. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Middle Works of John Dewey, 1899-1924. Volume 4: 1907-1909. Electronic Edition, 1909/2003. p. 193-198.
DEWEY, John. A cyclopedia of education, volumes 3, 4 e 5. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Middle Works, 1899-1924. v. 7: 1912-1914. Electronic Edition, 1912-1913/2003. p. 306-308.
DEWEY, John. German philosophy and politics. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Middle Works, 1899-1924. v. 8: 1915. Electronic Edition, 1915/2003. p. 136-205.
DEWEY, John. Democracy and education: an introduction to the philosophy of education. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Middle Works, 1899-1924. v. 9: 1916/2003. Electronic Edition, 1916a/2003. p. 332-342.
DEWEY, John. The pragmatism of Peirce. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Middle Works, 1899-1924. v. 10: 1916-1917. Electronic Edition, 1916b/2003. p. 72-79.
DEWEY, John. Reconstruction in philosophy. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Middle Works, 1899-1924. v. 12: 1920. Electronic Edition, 1920/2003. p. 81-95.
DEWEY, John. Philosophy and civilization. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Later Works, 1925-1953. v. 3: 1927-1928. Electronic Edition, 1927/2003. p. 3-10.
DEWEY, John. Philosophy. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Later Works, 1925-1953. v. 5: 1929-1930. Electronic Edition, 1929a/2003. p. 162-167.
DEWEY, John. The quest for certainty: a study of the relation of knowledge and action. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Later Works, 1925-1953. v. 4: 1929. Electronic Edition, 1929b/2003. p. 4-258.
DEWEY, John. From absolutism to experimentalism. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Later Works, 1925-1953. v. 5: 1929-1930. Electronic Edition, 1930/2003. p. 148-161.
DEWEY, John. Art as experience. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Later Works, 1925-1953. v. 10: 1934. Electronic Edition, 1934/2003. p. 8-353.
DEWEY, John. An empirical survey of empiricisms. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Later Works, 1925-1953. v. 11: 1935-1937. Electronic Edition, 1935/2003. p. 70-84.
DEWEY, John. Logic: the theory of inquiry. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Later Works, 1925-1953. v. 12: 1938. Electronic Edition, 1938/2003. p. 4-528.
DEWEY, John. Nature in experience. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Later Works, 1925-1953. v. 14: 1939-1941. Electronic Edition, 1940/2003. p. 142-155.
DEWEY, John. Has philosophy a future? In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Later Works, 1925-1953. v. 16: 1949-1953. Electronic Edition, 1949a/2003. p. 358-369.
DEWEY, John. Knowing and the known. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Later Works, 1925-1953. v. 16: 1949-1952. Electronic Edition, 1949b/2003. p. 288-295.
KERFERD, George Briscoe. The sophistic movement. Cambridge: Cambridge University, 1981.
PECORARO, Rossano. Filosofia da história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
POULAKOS, John. Sophistical rhetoric in Classical Greece. Columbia: University of South Carolina, 1995. https://doi.org/10.2307/358732
SIDORSKI, David. Introduction. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Later Works, 1925-1953. v. 3: 1927-1928. Electronic Edition, 2003. p. x.
SILVA, Tatiane. Dewey e os sofistas: a tirania do lógos e as bases para uma educação retórica. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v.25, n.1, p.114-139, jan./abr. 2018. https://doi.org/10.5335/rep.v25i1.8035