Novas tecnologias aplicadas à pesquisa em História da Educação

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Fabio Gomes Rocha
Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento

Resumo

O emprego de novos recursos para suporte à pesquisa histórica é uma imposição da atualidade aos investigadores do campo da História da Educação, não devendo se limitar à aplicação técnica, mas se estender ao exame de processos tecnológicos que venham a potencializar a exploração de fontes. Nesse contexto, o presente trabalho, teve como objetivo caracterizar o estado do conhecimento acerca das novas tecnologias empregadas nas pesquisas de História da Educação, a partir das publicações disponíveis no Portal de periódicos e no BDTD CAPES. Buscou-se verificar quais são as tecnologias empregadas e o contexto de sua aplicação. Os resultados indicaram que a digitalização tem sido o recurso mais utilizado nos trabalhos dos pesquisadores desse campo. Constatou-se, ainda, que a disponibilização dos documentos coletados ocorre, com maior frequência, por meio de CD/DVD. Com menor incidência, os autores investiram na elaboração de banco de dados e repositórios para a distribuição de conteúdos.

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Como Citar
Rocha, F. G. ., & Nascimento, E. F. V.-B. C. do . (2020). Novas tecnologias aplicadas à pesquisa em História da Educação. Cadernos De História Da Educação, 19(3), 753–763. https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-6
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, Universidade Tiradentes (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-4050-767X
http://lattes.cnpq.br/5387293048319734
ester_fraga@unit.br

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