ENSINO DE LÃNGUA E LITERATURA NO BRASIL DO SÉCULO XIX: O CURSO ELEMENTAR DE LITERATURA NACIONAL E AS POSTILLAS DE RETHORICA E POETICA UTILIZADOS NO IMPERIAL COLÉGIO DE PEDRO II
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Resumo
Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa acerca de instrumentos didáticos na prática educativa escolar e vincula-se ao Programa de Pesquisa O manual didático como instrumento de trabalho nas escolas secundária e normal (1835-1945), coordenado pela Profa. Dra. Sílvia Helena Brito (UFMS) e financiado pelo CNPQ. Esse programa se desdobra no projeto A produção material e a organização de instrumentos didáticos utilizados no ensino da língua e literatura no Imperial Colégio Pedro II (1835 a 1945), registrado na PROPP/UEMS, sob minha coordenação. Constituem objetos deste estudo dois manuais utilizados no Pedro II: o Curso Elementar de Literatura Nacional e as Postilhas de Retórica e Poética, ambos de autoria de Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro, cujas edições foram publicadas em 1862 e 1885, respectivamente. Esses instrumentos e seus similares utilizados no Colégio Pedro II foram norteadores do ensino de literatura nas instituições de ensino médio no Brasil do século XIX.
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Dossiê: instrumentos do trabalho didático

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Como Citar
Souza, A. A. A. de. (2013). ENSINO DE LÃNGUA E LITERATURA NO BRASIL DO SÉCULO XIX: O CURSO ELEMENTAR DE LITERATURA NACIONAL E AS POSTILLAS DE RETHORICA E POETICA UTILIZADOS NO IMPERIAL COLÉGIO DE PEDRO II. Cadernos De História Da Educação, 12(1). https://doi.org/10.14393/che-v12n1-2013-1