Em que sentido deve-se entender a tolerância num mundo não só de diferentes, mas também de desiguais, de dominadores e dominados?

Autores

  • Mariana Camin Samora

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar o conceito de tolerância, abarcando sua dimensão apoiada na diversidade cultural, procurando discutir o processo de globalização e seus desdobramentos no cenário atual. Neste sentido, o apartheid ou apartação social se apresenta como uma das características mais marcantes deste processo, denunciando a intolerância para com a pobreza no Brasil contemporâneo. Tal discussão permeará a análise de livros didáticos da disciplina de História, a fim de traçar um panorama que demonstre como a temática referida é tratada, tendo em vista o apontamento de alternativas para o trabalho do professor de História e sua relação com o livro didático. Palavras-Chave: Globalização. Tolerância. Apartheid Social. Desigualdade. Livro Didático. Abstract: This article has the objective to present the concept of tolerance, observing its dimension based on cultural diversity, with the aim to discuss the globalization process and its consequences nowadays. In this respect, apartheid or social exclusion is one of its strongest characteristics, denouncing poverty intolerance in Brazil. Such discussion will involve the analysis of History school books in order to display how this issue is dealt with, considering alternatives for the History teacher and his connection with the school book. Keywords: Globalization. Tolerance. Social Apartheid. Unequal. School Book.

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Publicado

2008-02-25

Edição

Seção

Dossiê: "A questão da intolerância nos livros didáticos"