O ensino superior brasileiro: desafios e perspectivas diante da flexibilização (1995-2001)

Autores

  • Carlos Henrique de Carvalho

Resumo

Trata-se de um estudo que procura discutir as propostas de reavaliação do ensino superior no Brasil, colocadas pelo Ministério da Educação e Desporto (MEC), objetivando identificar nelas o significado que podem trazer ao ensino superior brasileiro. Com essa intenção, nos propomos a fazer uma análise dos documentos elaborados pelo próprio governo, com vistas a discuti-los dentro das diretrizes propostas pela própria política neoliberal, ao redefinir o perfil profissional dos egressos das instituições de ensino superior, cuja redefinição ocorre através da flexibilização das estruturas curriculares das instituições de ensino superior. Palavras-Chave: Universidade. Educação Superior. Política Educacional. Abstract: One is about a study that it looks to argue the proposal of reevaluation of superior education in Brazil, placed for the Ministry of the Education and Desporto (MEC), objectifying to identify nelas the meaning that they can bring to Brazilian superior education. With this intention, in we consider them to make an analysis of documents elaborated for the proper government, with sight the discutiz them inside of the lines of direction proposals for the proper neoliberal politics, when redefining the professional profile of the egresses of the institutions of superior education, whose the redefinition occurs through the flexibilização of the curricular structures of the institutions of superior education. Keywords: University. Superior Education. Educational Politics.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-02-25

Edição

Seção

SESS