Entre loucos e fracos: Jânio Quadros e João Goulart em livros didáticos de história 1973-2006

Autores

  • Mateus H.F. Pereira

Resumo

Resumo: Neste artigo procuramos analisar algumas representações acerca as figuras de Jânio Quadros e João Goulart construídas por autores de ivros didáticos de História produzidos no Brasil no período de 1973 a 2006, tilizando "acontecimentoâ€? como categoria de análise. Analisamos 60 livros didáticos de 30 autores diferentes e percebemos a presença de assertivas pouco (ou nada) problematizadas nos discursos didáticos acerca dessas figuras históricas. De algum modo, o Golpe Militar é explicado, também, pelo "caráterâ€? imprevisível e particularista de Jânio Quadros e pela "personalidadeâ€? dúbia e fraca de João Goulart. Pretende-se, portanto, compreender e explicar as metamorfoses e permanências que as representações desses dois sujeitos sofreram na memória histórica, por meio da história ensinada pelos livros didáticos. Palavras-Chave: Jânio Quadros. João Goulart. Evento/Acontecimento. Livro Didático. Abstract: This article intends to analyze some representations among of Jânio Quadros and João Goulart figures taken by didactics History books produced in Brazil in the period between 1973 and 2006, using the category of event. We analyzed 60 didactics books of 30 different authors. In our research we realize the presence of statements that were not well worked in the didactics discusses among of Jânio Quadros and João Gourlart figures. In some way the Brazilian military coup is explained, also, by the unpredictable and particularistic "characterâ€? of Jânio Quadros and by the dubious and weak "personalityâ€? of Jango Goulart. Therefore, we intend to comprehend and explain the metamorphosis and permanence that the representations of Quadros and Jango occurred in the history memory through the history taught by the didactics books. Key words: Jânio Quadros. João Goulart. Event. Dictat Books.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-02-25

Edição

Seção

SESS