MEDIDAS DE TENDÊNCIAS TEMPORAIS DE PRECIPITAÇÕES EM MONTE ALEGRE DE MINAS (MG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v13n2-a2022-68009

Resumo

RESUMO: Os estudos relacionados ao tempo atmosférico vem sendo destaque em pesquisas científicas, principalmente sobre sua influência no cotidiano da sociedade moderna, tanto nas áreas urbanas quanto nas áreas rurais. Compreender o processo de variabilidade climática, bem como sua gênese e aplicabilidade são de suma importância para se entender as mudanças climáticas. Neste contexto, essa pesquisa objetivou compreender a evolução da precipitação através da aplicação de tendência no município de Monte Alegre de Minas. Utilizou-se como metodologia para o desenvolvimento da pesquisa a aplicação do teste não paramétrico de Mann-Kendall, através da planilha Makesens em sua versão 1.0, desenvolvida por Tino Salmi do Instituto Meteorológico da Finlândia. Os dados de precipitação, de uma série de 61 anos foram obtidos junto à Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA) para o município de Monte Alegre de Minas - MG. Concluiu-se que apesar de se ter uma tendência positiva, para os dados de precipitações totais, positiva para o verão e negativa para o outono, inverno e primavera nos dados sazonais, essa tendência não é significativa para se afirmar a existência de uma mudança no padrão da precipitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Estela Gomes, Universidade Federal de Uberlândia

Curso de Geografia, Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal, Ituiutaba-MG.

Driele Núbia da Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Curso de Geografia, Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal, Ituiutaba-MG.

Rildo Aparecido Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Geografia, Docente do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal, Ituiutaba-MG.

Downloads

Publicado

2022-12-21

Como Citar

GOMES, M. E.; COSTA, D. N. da; COSTA, R. A. MEDIDAS DE TENDÊNCIAS TEMPORAIS DE PRECIPITAÇÕES EM MONTE ALEGRE DE MINAS (MG). Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 13, n. 2, p. 99–109, 2022. DOI: 10.14393/BGJ-v13n2-a2022-68009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/68009. Acesso em: 23 jul. 2024.