As dinâmicas espaciais do comércio de vestuário em Fortaleza, Ceará, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/BGJ-v12n2-a2021-64182

Resumo

O presente artigo se propõe e apresentar a relação entre comércio e cidade e como esta relação se estabelece a partir de dinâmicas espaciais efetivadas pelo ramo do vestuário em Fortaleza/CE. A teoria dos circuitos da economia urbana aparece como ferramenta teórica e metodológica para o alcance dos objetivos propostos, sobretudo, por apreender a coexistência de atividades modernas, que abrigam um volume considerável de capital e tecnologia; e tradicionais, que se desenrolam com capitais reduzidos, dependentes do conteúdo dos lugares, onde se localizam. A partir de uma revisão de literatura, levantamento de informações/dados primários e secundários e trabalho de campo, é possível identificar as principais concentrações das atividades comerciais do vestuário em Fortaleza/CE, suas características e as dinâmicas espaciais, que produzem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Lima Abreu, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutoranda em Geografia, Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará, bacharela e licenciada em Geografia pela mesma universidade. Professora efetiva do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, campus de Fortaleza. 

Edilson Alves Pereira Júnior, Universidade Estadual do Ceará

É Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP Campus de Presidente Prudente - SP (Conceito Capes 7). É Bolsista Produtividade CNPq. Realizou Estágio Sanduíche na Université Paris Dauphine - Paris 9 na cidade de Paris, França. Foi professor visitante na Universidad Nacional de Córdoba/UNC Argentina.Tem Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde leciona e orienta pesquisas na Graduação e no Programa de Pós-Graduação, além de assumir a coordenação do Laboratório de Estudos do Território e da Urbanização (LETUr)

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

LIMA ABREU, F.; PEREIRA JÚNIOR, E. A. As dinâmicas espaciais do comércio de vestuário em Fortaleza, Ceará, Brasil. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 12, n. 2, p. 159–181, 2021. DOI: 10.14393/BGJ-v12n2-a2021-64182. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/64182. Acesso em: 2 jan. 2025.