ESTAÇÃO METEOROLÓGICA AUTOMÁTICA DO CDTN: TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES METEOROLOGICAS PARA RECONHECIMENTO DA QUALIDADE DOS DADOS E APOIO AOS ESTUDOS DE DISPERSÃO ATMOSFÉRICA.

Autores

  • Aline Oliveira 31 999988793
  • Leonardo Soares de Souza

Resumo

A Estação Meteorológica (EMET) do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, foi concebida para prover informações meteorológicas locais visando a viabilização de processos de licenciamento ambiental e nuclear das instalações do CDTN. Esta iniciou sua operação de forma automática em setembro de 1996, com investigação de diversos parâmetros meteorológicos. Este trabalho foi realizado com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade das informações da EMET de forma a contribuir para realização de estudos de dispersão atmosférica no âmbito da área nuclear por meio de um sistema de investigação de dados. Para tanto, elaborou-se uma metodologia de tratamento de dados meteorológicos baseada na experiência adquirida com a operação da estação e em técnicas encontradas na bibliografia existente. Os principais resultados apresentados são: um procedimento para tratamento dos dados visando a identificação de ausências de dados e a eliminação de falhas, a avaliação da qualidade dos dados gerados entre 1996 e 2012 e a identificação dos melhores períodos para implementação em estudos de dispersão atmosférica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Oliveira, 31 999988793

Doutoranda SEAMA/Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear

Leonardo Soares de Souza

Mestre TI/ Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear

Downloads

Publicado

2019-10-14

Como Citar

OLIVEIRA, A.; SOARES DE SOUZA , L. . ESTAÇÃO METEOROLÓGICA AUTOMÁTICA DO CDTN: TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES METEOROLOGICAS PARA RECONHECIMENTO DA QUALIDADE DOS DADOS E APOIO AOS ESTUDOS DE DISPERSÃO ATMOSFÉRICA. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 10, n. 1, p. 25–33, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/50861. Acesso em: 23 jul. 2024.