Geologia e paleontologia da Formação Irati (Eopermiano, Bacia do Paraná) no Rio Passa Cinco, Estado de São Paulo

Autores

  • Artur Chahud Universidade de São Paulo, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental
  • Setembrino Petri Universidade de São Paulo, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental

Resumo

Ictiofósseis de um arenito conglomerático da base do Membro Taquaral, Formação Irati (Eopermiano da Bacia do Paraná), que aflora no Rio Passa Cinco, próximo ao município de Rio Claro, Estado de São Paulo, são aqui descritos. Este afloramento distingue-se de outros da região pelos fósseis de pequeno tamanho e pela silicificação. São registrados dentes de petalodontes do gênero Itapyrodus e de outros Chondrichthyes indeterminados, além de escamas, dentes e fragmentos ósseos de Actinopterygii e sarcopterígeos (Osteolepimorpha e Tetrapodomorpha).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur Chahud, Universidade de São Paulo, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental

Geólogo, Bioestratígrafo, Paleontólogo de vertebrados do Permiano e Quaternário. Especialização em peixes fósseis, mamíferos, sedimentologia, estratigrafia, paleoecologia e paleoambientes.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

CHAHUD, A.; PETRI, S. Geologia e paleontologia da Formação Irati (Eopermiano, Bacia do Paraná) no Rio Passa Cinco, Estado de São Paulo. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 6, n. 1, p. 110–120, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/27480. Acesso em: 24 nov. 2024.