Análise estrutural da paisagem de uma das áreas de ocorrência do Pica-pau-do-Parnaíba Celeus obrieni, na região norte do Estado de Goiás

Autores

  • Dianes Gomes Marcelino Universidade Federal do Tocantins
  • Renato Torres Pinheiro Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Empregando conceitos da ecologia da paisagem, analisamos a estrutura da paisagem de uma das áreas de ocorrência do pica-pau-do-parnaíba no Estado de Goiás. Os resultados demonstram que a paisagem apresenta-se altamente fragmentada e com 83% dos remanescentes florestais possuindo área menor do que 5 ha. O isolamento médio foi de 128,91 metros, sendo que 63% dos fragmentos possuem isolamento inferior a 120 metros. Os pequenos fragmentos são importantes componentes de ligação da paisagem estudada, pois podem possibilitar o deslocamento do pica-pau-do-parnaíba e o fluxo de outros organismos entre os remanescentes florestais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-02-25

Como Citar

MARCELINO, D. G.; PINHEIRO, R. T. Análise estrutural da paisagem de uma das áreas de ocorrência do Pica-pau-do-Parnaíba Celeus obrieni, na região norte do Estado de Goiás. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 5, n. 1, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/23343. Acesso em: 23 jul. 2024.