Camada continentais do Grupo Bauru

Authors

  • Carlos Roberto dos Anjos Candeiro UFU
  • Camila Tavares Pereira UFU
  • Emerson Ferreira de Oliveira UFU
  • Diego de Jesus Alves UFU
  • Filipi da Silva Limonta UFU
  • Caio Cesar Rangel UFU

Abstract

O Cretáceo Superior do Grupo Bauru na região do Triângulo Mineiro (oeste do estado de Minas Gerais, Brasil). Excelentes afloramentos continentais de cor vermelha, verde e branca se encontram expostos na porção norte da Bacia Bauru. A unidade mais antiga é a Formação Adamantina (Turoniano-Santoniano), seguida pelas formações Uberaba (Coniaciano-Santoniano) e Marília (Maastrichtiano). Observações geologícas indicam que os sedimentos do Grupo Bauru no Triângulo Mineiro foram depositados em um ambiente terrestre árido e semi-árido com a presença de rios anostomosados na Formación Adamantina. Os vertebrados reportados neste grupo viveram em um ambiente árido a semi-árido. A fauna de vertebrados do Triângulo Mineiro é proximamente relacionada com as assembléias Neuqueniana, Coloradiana e Alleniana reportadas na Patagonia Argentina.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Carlos Roberto dos Anjos Candeiro, UFU

Graduado em Geografia e Ciências Biológicas. Mestre e doutor em Geologia (Paleontologia e estratigrafia). Docente do Curso de Geografia do Campus do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia

Published

2010-12-26

How to Cite

ROBERTO DOS ANJOS CANDEIRO, C.; PEREIRA, C. T.; OLIVEIRA, E. F. de; ALVES, D. de J.; LIMONTA, F. da S.; RANGEL, C. C. Camada continentais do Grupo Bauru. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 1, n. 2, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/8165. Acesso em: 14 jan. 2025.