PEDOGEOMORFOLOGIA, MICROMORFOLOGIA E USO DOS SOLOS NO TRIÂNGULO MINEIRO

Autores

  • Nathalia Barbosa Vianna uftm
  • Thiago Torres Costa Pereira UEMG
  • Fabio Soares de Oliveira UFMG
  • Carlos Alberto Araújo Campos UFTM

Resumo

Na bacia do ribeirão Saudade, localizada na porção norte da Área de Proteção Ambiental - APA do rio Uberaba, região do Triângulo Mineiro, estudos de solo e paisagem ainda são incipientes. Desta forma, o objetivo do trabalho foi analisar os aspectos pedogeomorfológicos e micromorfológicos, correlacionando-os ao uso dos solos na bacia hidrográfica do ribeirão Saudade, em Uberaba-MG. Para tanto, foram realizadas análises físicas, químicas e micromorfológicas dos solos, além do estudo da compartimentação topográfica, com apoio do geoprocessamento. Os resultados apontam que a geomorfologia da bacia do ribeirão Saudade está subordinada ao embasamento geológico (estrutural) local, que repercute em classes de solos e atributos, por vezes, distintos, especialmente considerando as Unidades Pgi (pediplano degradado inumado) e Dt21 (dissecado homogêneo de topo tabular). Os solos são, de modo geral, distróficos, bem desenvolvidos (especialmente nas áreas de relevo plano ou pouco movimentado), oxídicos, com elevados teores de Al3+ e baixos teores de P, típicos do bioma Cerrado. Duas microestruturas dominam os solos estudados a saber: granular fortemente desenvolvida, em maior expressividade; e em blocos, que por vezes se desfazem em grânulos. Tais características são importantes para o bom comportamento físico dos solos e capacidade de recarga hídrica e produção de água. As condições de relevo repercutem, resumidamente, em culturas anuais no chapadão, com uso de máquinas em todas as etapas do preparo do solo, plantio e colheita (Pgi), e pastagem plantada (Dt21).

Palavras-chave: Cerrado, Murundus, Latossolos.

Biografia do Autor

  • Nathalia Barbosa Vianna, uftm

    Possui Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, obtido no ano de 2018. Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, obtido no ano de 2015. Tem como área de atuação Pedologia e Geomorfologia.

  • Thiago Torres Costa Pereira, UEMG

    Professor Doutor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Frutal, Brasil.

  • Fabio Soares de Oliveira, UFMG

    Professor Doutor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil.

  • Carlos Alberto Araújo Campos, UFTM

    Professor Doutor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-10-14

Como Citar

PEDOGEOMORFOLOGIA, MICROMORFOLOGIA E USO DOS SOLOS NO TRIÂNGULO MINEIRO. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 10, n. 1, p. 47–66, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/51048. Acesso em: 12 abr. 2025.