Contribuições da Geografia para a formação do leitor: a literatura na educação infantil

Authors

  • Elisa Aparecida Xavier Santos Professora Rede Municipal de Uberlândia
  • Adriany de Avila Melo Sampaio Universidade Federal de Uberlandia

Abstract

O interesse em pesquisar sobre a Literatura como recurso didático para o ensino de Geografia na Educação Infantil partiu da constatação do interesse das crianças por Histórias, contos e fábulas, entre outros tipos de narrativas. Muitos professores têm dificuldade em abordar temas da Geografia com as crianças de 0 a 5 anos, justamente por desconhecerem o que caberia a essa ciência trabalhar nessa etapa importante do desenvolvimento humano. O presente texto tem por objetivo evidenciar que é possível trabalhar temas da Geografia, que são importantes para o desenvolvimento das crianças, por meio de pequenas Histórias, evidenciando métodos e estratégias adequados às diversas faixas etárias, com o intuito de incentivar a formação do leitor, capaz de ler o mundo, entender as relações existentes e participar com possibilidades de intervir em seu contexto de vivência. Inicialmente, evidenciou-se a contribuição que o Ensino de Geografia oferece à Educação Infantil, apresentado o Lugar e a Paisagem como categorias essenciais de trabalho, ao mesmo tempo muito significativas para o universo infantil. Em seguida, foi abordada a Literatura como recurso para a formação da criança, o incentivo ao futuro leitor e a escolha do livro adequado às diversas faixas etárias. Finalmente, discute-se algumas possibilidades de trabalho aliando a Literatura com a Geografia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elisa Aparecida Xavier Santos, Professora Rede Municipal de Uberlândia

Licenciada e Bacharel em Geografia.

Adriany de Avila Melo Sampaio, Universidade Federal de Uberlandia

Professora Doutora do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

Published

2019-10-02

How to Cite

SANTOS, E. A. X.; MELO SAMPAIO, A. de A. Contribuições da Geografia para a formação do leitor: a literatura na educação infantil. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 8, n. 1, p. 83–101, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/36190. Acesso em: 22 dec. 2024.